A formação profissional indesejada
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v50.1023Resumen
O artigo aborda a formação profissional pelo trabalho. Constata que este modo de educar sofre preconceitos, tanto em relação ao processo educacional que o caracteriza como em relação às ocupações que dele resultam. O texto desvela a oposição, nem sempre percebida, entre formação profissional pelo trabalho e educação escolar. Vários exemplos de formação profissional são analisados para mostrar como o trabalho educa. Atenção particular é dada a processos de formação profissional que o autor acompanhou em investigações realizadas em projetos da UNESCO voltados para trabalho e educação. Sugere-se que um entendimento de como ocorre a formação profissional, não comprometido por preconceitos, pode resultar em propostas metodológicas inovadoras para a educação profissional e tecnológica. As situações analisadas revelam que o aprender pelo trabalho confirma várias tendências contemporâneas sobre o desenvolvimento contextual do conhecimento. Entre tais tendências, merecem destaque: currículo baseado em obras, comunidades de prática e saber distribuído e compartilhado. O artigo é finalizado com uma lista de declarações que se opõem aos modos hegemônicos de se entender a educação dos trabalhadores.
Palavras-chave: formação profissional; trabalho e educação; aprendizagem situada; relação mestre-aprendiz; epistemologia do trabalho.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Compromiso de Facilitación de los Trabajos en Licencia Creative Commons
El Boletín Técnico de Senac estará disponible a través de la licencia BY NC, de forma gratuita y sin fines comerciales.
En vista de ello, al someter sus trabajos para evaluación, los autores se comprometen a proveer la disponibilidad de sus trabajos por la licencia Creative Commons BY NC junto al sitio web <https://b.creativecommons.org>, dispensando así la necesidad de la firma de cualquier documento o contrato con Senac para regular la disponibilidad de sus trabajos en el Boletín Técnico de Senac.
Los autores declaran que reconocen el Boletín Técnico de Senac como periódico electrónico de acceso libre, cuyas Políticas y Directrices para Autores están a disposición para conocimiento en su sitio web oficial, a saber: www.bts.senac.br y que las mismas pueden ser modificadas en cualquier momento, quedando inmediatamente cualquier nueva condición publicada en línea.