Em Busca de uma Didática para o Saber Técnico

Authors

  • Jarbas Novelino Barato

Keywords:

Educação, Trabalho, Educação Profissional

Abstract

O artigo examina a insuficiência explicativa da fórmula teoria/prática no campo do aprender a trabalhar. Situações vivenciadas no Senac e a crítica antropológica ao etnocentrismo dos intelectuais ilustram essa idéia. Superar as limitações de uma epistemologia binária exige uma revisão dos modos de classificar saberes para fins educacionais. Nessa direção, a taxonomia de Merrill é reinterpretada com alguma liberdade. A proposta central do artigo é a de que a técnica é uma forma particular de saber, exigindo, por essa razão, tratamento didático específico. Deixar de reconhecer tal especificidade, nos termos da argumentação apresentada, é uma forma sutil de continuar a justificar a separação entre concepção e execução do trabalho.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-12-17

How to Cite

Novelino Barato, J. (2017). Em Busca de uma Didática para o Saber Técnico. Senac Journal of Education and Work, 25(2), 46–55. Retrieved from https://bts.senac.br/bts/article/view/598

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)

> >>