Em Busca de uma Didática para o Saber Técnico

Autores

  • Jarbas Novelino Barato

Palavras-chave:

Educação, Trabalho, Educação Profissional

Resumo

O artigo examina a insuficiência explicativa da fórmula teoria/prática no campo do aprender a trabalhar. Situações vivenciadas no Senac e a crítica antropológica ao etnocentrismo dos intelectuais ilustram essa idéia. Superar as limitações de uma epistemologia binária exige uma revisão dos modos de classificar saberes para fins educacionais. Nessa direção, a taxonomia de Merrill é reinterpretada com alguma liberdade. A proposta central do artigo é a de que a técnica é uma forma particular de saber, exigindo, por essa razão, tratamento didático específico. Deixar de reconhecer tal especificidade, nos termos da argumentação apresentada, é uma forma sutil de continuar a justificar a separação entre concepção e execução do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-17

Como Citar

Novelino Barato, J. (2017). Em Busca de uma Didática para o Saber Técnico. Boletim Técnico Do Senac, 25(2), 46–55. Recuperado de https://bts.senac.br/bts/article/view/598

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.