Os impactos do programa de assistência estudantil na trajetória dos estudantes: um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Autores

  • Francisca Rejane Bezerra Andrade
  • Tereza Nair de Paula Pachêco

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v45i3.790

Palavras-chave:

Assistência estudantil, Educação superior, Juventudes

Resumo

Este artigo apresenta os impactos do Programa de Assistência Estudantil para a construção da trajetória universitária dos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Canindé (CE). Afere-se que, para a permanência no curso superior, os interlocutores desta pesquisa consideram pertinente que o Programa disponibilize o auxílio financeiro para custear as despesas da vida estudantil. Evidenciou-se, especialmente, que essa assistência contribui para a melhoria do desempenho e da formação acadêmica dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Francisca Rejane Bezerra; SANTOS, Geórgia Patrícia Guimarães dos; CAVAIGNAC, Mônica Duarte. Ingresso e permanência no ensino superior: a assistência estudantil em debate. In: ANDRADE, Francisca Rejane Bezerra; SANTOS, Geórgia Patrícia Guimarães dos; CAVAIGNAC, Mônica Duarte (org.). Educação em debate: reflexões sobre ensino superior, educação profissional e assistência estudantil. Fortaleza: Eduece, 2016. p. 15-42.

ARRUDA, Bárbara Diniz Lima Vieira; ARAÚJO, Helena de Lima Marinho Rodrigues; LOPES, Ludimila Façanha Lopes. Reflexões sobre assistência estudantil, acesso e permanência no ensino superior: um olhar sobre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus Crateús. In: ANDRADE, Francisca Rejane Bezerra; SANTOS, Geórgia Patrícia Guimarães dos; CAVAIGNAC, Mônica Duarte (org.). Educação em debate: reflexões sobre ensino superior, educação profissional e assistência estudantil. Fortaleza: Eduece, 2016. p. 43-62.

BACKES, Dirce Stein; CALOMÉ, Juliana Silveira; ERDMANN, Rolf Herdmann; LUNARDI, Valéria Lerch. Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas. O mundo da saúde, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 438-442, 2011.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 25 set. 2019.

BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, Casa Civil, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 25 set. 2019.

BRASIL. Decreto n. 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Brasília, DF: Presidência da República, Casa Civil, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 25 set. 2019.

BRENNER, Ana Karina; DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo. Juventude brasileira: culturas do lazer e do tempo livre. In: FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Um olhar sobre o jovem no Brasil. Brasília, DF: Editora do Ministério da Saúde, 2008. p. 29-44.

DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, p. 40-52, set./dez. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n24/n24a04.pdf. Acesso em: 20 jun. 2018.

DOURADO, Marisnei Souza; GARAJAU, Narjara; FONSECA, Teresa Cristina. Compartilhando saberes: relato da experiência do serviço social na política de assistência estudantil da UFMG desenvolvida pela Fundação Universitária Mendes Pimentel – FUMP. In: SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS, 3., 2013, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais, 2013.

FINATTI, Betty Elmer. Assistência estudantil na Universidade Estadual de Londrina. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.

GRAEFF, Betina Alves. A política de assistência estudantil na universidade federal: da escola pública para o ensino superior. 2014. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. IFCE em números. Disponível em: http://ifceemnumeros.ifce.edu.br. Acesso em: 25 set. 2019.

MENEZES, Simone Cazarin de. Assistência estudantil na educação superior pública: o programa de bolsas implementado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

NOVAES, Regina. Os jovens de hoje: contextos, diferenças e trajetórias. In: ALMEIDA, Maria Isabel; EUGENIO, Fernanda (org.). Culturas jovens: novos mapas do afeto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006. p. 105-120.

ROSA, Chaiane de Medeiros. Marcos legais e a educação superior no século XXI. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 8, n. 3, p. 236-250, 2014.

Publicado

2019-11-25

Como Citar

Rejane Bezerra Andrade, F., & Nair de Paula Pachêco, T. (2019). Os impactos do programa de assistência estudantil na trajetória dos estudantes: um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Boletim Técnico Do Senac, 45(3). https://doi.org/10.26849/bts.v45i3.790

Edição

Seção

Ahead of Print

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.