PRINCÍPIOS DA PERFORMANCE PEDAGÓGICA DO TUTOR:

ENSINO-APRENDIZAGEM CRIATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v48i.913

Palavras-chave:

Performance pedagógica, Tutoria, Ensino-aprendizagem criativo, Educação a distância

Resumo

Este artigo aborda os princípios da performance pedagógica de um grupo de tutores da Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal de Santa Maria, capazes de potencializar ensino-aprendizagem criativo. A metodologia é o estudo de caso, com dados analisados pela análise textual discursiva, resultando nas categorias: fluência tecnológico-pedagógica; criatividade, habilidades sociais educativas, interação e colaboração; e presencialidade. Conclui-se que essas categorias permitem estratégias pedagógicas e constituem os princípios potencializadores do ensinoaprendizagem criativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, Sergio Ferreira do; AMIEL, Tel. Nativos e imigrantes: Questionando o conceito de fluência tecnológica docente. Revista Brasileira de Informática da Educação, Campinas, SP, v. 21, n. 3, p. 1-11, dez. 2013. Disponível em: http://goo.gl/oUoOTc. Acesso em: 21 dez. 2016.

AXT, Margaret. Comunidades virtuais de aprendizagem e interação dialógica: do corpo, do rosto e do olhar. Filosofia Unisinos, São Leopoldo, v. 7, n. 3, p. 256-268, set./dez. 2006. Disponível em: revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/6104/3280. Acesso em: 15 jan. 2018.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARION, Eliana Cristina Nogueira; MARQUES, Maria Auxiliadora de Resende Braga. Docência e tutoria: diálogos e tensões. Revista Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 16, n. 1, p. 47-55, jan./abr. 2013. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/23761. Acesso em: 20 dez 2015.

BERNAL, Edith González. Formação do tutor para a educação a distância. EccoS-Revista Científica, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 55-88, 2008. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71510104. Acesso em: 18 jul. 2017.

CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

CONTE, Elaine. Aporias da performance na educação. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

CORSINO, Patrícia. Entre Ciência, Arte e Vida. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 399-419. 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/%20educacaoerealidade/article/view/46089. Acesso em: 18 jan. 2018.

DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; DEL PRETTE, Almir. Desenvolvimento interpessoal e educação escolar. Temas em Psicologia, São Carlos, v. 6, n. 3, p. 205-215, 1998. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script= sci_arttext&pid=S1413389X1998000300. Acesso em: 07 jul. 2018.

DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; DEL PRETTE, Almir. Psicologia das relações interpessoais e habilidades sociais: vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis. Vozes. 2001.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é a filosofia? São Paulo: Ed. 34, 2000.

GIL, Antonio Carlos. Estudo de caso. São Pulo: Atlas, 2009.

GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2002.

ICLE, Gilberto. Da performance na educação: perspectivas para a pesquisa e a prática. In: PEREIRA, Marcelo de Andrade (org.). Performance e educação: (des)territorializações pedagógicas. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013, p. 9-22.

JACQUES, Juliana Sales. Performance multidisciplinar nas ações de pesquisa, desenvolvimento e capacitação: produção de materiais didáticos hipermidiáticos no Moodle. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria: Santa Maria, RS, 2014.

JACQUES, Juliana Sales; MALLMANN, Elena Maria. Design pedagógico de materiais didáticos: performance docente na produção hipermidiática em ambientes virtuais. Revista da FAEEBA, Salvador, v. 23, n. 42, p. 49-64, 2014. Disponível em: https:// www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1047. Acesso em: 16 nov. 2017.

JACQUES, Juliana Sales; MALLMANN, Elena Maria. Recurso Didático Digital: complexidade da performance docente na produção (hiper)textual. Texto Digital, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 53-70. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n2p53. Acesso em: 18 fev. 2017.

LEAL, Regina Lúcia Barros. A importância do tutor no processo de aprendizagem a distância, Revista Iberoamericana de Educación, [s. l.], v. 36, n. 3, p. 1-5, jun.2005. Disponível em: https://rieoei.org/historico/deloslectores/947Barros.PDF. Acesso em: 16 jul. 2017.

LIGIÉRO, Zeca. Performance e antropolologia de Richard Schechner. Rio de janeiro: Mauad X, 2012.

MALLMANN, Elena Maria et al. Ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede: complexidade da performance docente. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 21, n. 2, p. 309-334, jul./dez. 2013. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/3853/3028. Acesso em: 15 fev. 2017.

MALLMANN, Elena Maria et al. Guia de Tutores UAB/UFSM. Santa Maria: [s. n.], 2011. Disponível em: http://nte.ufsm.br/moodle2_UAB/pluginfile.php/32131/mod_page/ content/23/guia_tutores_uab_ufsm_2sem_2011.pdf. Acesso em: 19 set. 2015.

MALLMANN, Elena Maria. Mediação Pedagógica em Educação a Distância: cartografia da performance docente no processo de elaboração de materiais didáticos. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 2008.

MÓDULO 1: perspectiva da EaD na UAB/UFSM: parte 1. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 14 abr. 2014. 1 vídeo (15 min.). Publicado pelo Canal LabMESC UFSM. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QfYqHoGe13k. Acesso em: 19 maio 2017.

MORAES, Roque; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2011.

MOSTAÇO, Edélcio. Conceitos operativos nos estudos da performance. Sala Preta, São Paulo, v. 2, n. 12, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57494/60512. Acesso em: 22 nov. 2017.

KAFAI, Y. et al. National Research Council. Being Fluent with Information Technology. National Academy Press. Washington, D.C. ISBN: 0-309-51741-9, 1999.

NICKERSON, Raymond S.; PERKINS, David N.; SMITH, Edward E. Enseñar a pensar: aspectos de la aptitud intelectual. Barcelona: Paidos, 1997.

PINEAU, Elyse Lamm. Nos cruzamentos entre a performance e a pedagogia. Educação & Realidade, [s. l.], v. 2, n. 35, p. 89-113, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/14416/8333. Acesso em: 11 mar. 2016.

REGINATTO, Andrea Ad. Atividade docente na modalidade EAD: um olhar a partir do enfoque dialógico e da abordagem ergológica. 2015. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

SCHECHNER, Richard. “What is performance?”. In: SCHECHNER, Richard. Performance studies: an introduction. 2nd ed. New York; London: Routledge, p. 28-51, 2006. Disponível em: https://www.performancesculturais.emac.ufg.br/up/378/o/O_QUE_EH_PERF_SCHECHNER.pdf . Acesso em: 16 abr. 2022.

SCHECHNER, Richard. Between theater and anthropology. Philadelphia: The University of Pennsylvania Press, 1985.

SCHECHNER, Richard; ICLE, Gilberto; PEREIRA, Marcelo de Aandrade. O que pode a performance na educação? uma entrevista com Richard Schechner. Educação & Realidade, [s. l.], v. 2, n. 35. p. 23-35, maio/ago. 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13502/7644. Acesso em: 11 mar 2016.

SCHRAIBER, Rogério Tubias; MALLMANN, Elena Maria. Performance pedagógica educação a distância: estado da arte, relações e conceito. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 44, n. 2, maio/ago. 2018a. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/download/697/583. Acesso em: 11 out. 2018.

SCHRAIBER, Rogério Tubias; MALLMANN, Elena Maria. Princípios da Performance Pedagógica dos Tutores da UAB/UFSM. Informática na Educação: Teoria & Prática, [Porto Alegre], v. 21, n. 3, set./dez. 2018b. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/87586/52129. Acesso em: 28 mar. 2022.

SCHRAIBER, Rogério Tubias. Performance pedagógica dos tutores da UAB/UFSM: princípios para um processo ensino-aprendizagem criativo. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria: Santa Maria, RS, 2018.

SCHRAIBER, Rogério Tubias; MALLMANN, Elena Maria. Princípios da tutoria na educação a distância. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 46 n. 2, maio/ago., p. 110-131, 2020. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/802/717. Acesso em: 30 mar. 2022.

SOUZA, Carlos Alberto de et al. Tutoria na educação a distância In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 11., 2004, Salvador. Anais eletrônicos [...]. São Paulo: ABED, 2004. Disponível em: http://www.abed. org.br/congresso2004/por/htm/088-TC-C2.htm. Acesso em: 21 jul. 2021.

VALENTE, José Armando. A espiral da espiral de aprendizagem. 2005. Tese, (Livre Docência) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

VAN GENNEP, Arnold. Os ritos de passagem. Petrópolis: Vozes, 1978.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Publicado

2022-05-30

Como Citar

Schraiber, R. T., & Mallmann, E. M. (2022). PRINCÍPIOS DA PERFORMANCE PEDAGÓGICA DO TUTOR: : ENSINO-APRENDIZAGEM CRIATIVO. Boletim Técnico Do Senac, 48, e22001. https://doi.org/10.26849/bts.v48i.913

Edição

Secção

Artigos

Artigos Similares

<< < 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.