Docência universitária: de bacharel a professor nos cursos de Ciência da Computação e Sistemas da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v47i1.856

Palavras-chave:

Docência universitária, Professor bacharel, Identidade profissional

Resumo

Este texto é parte de uma pesquisa que analisou o aprendizado da docência de professores bacharéis dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Como ocorre o aprendizado da docência de professores bacharéis nos referidos cursos? Quais seus percursos formativos e quais as contribuições da formação para o desenvolvimento da identidade profissional desses docentes? Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos professores dos cursos citados no exercício do magistério? A análise dos dados obtidos indica que os saberes docentes são mobilizados nas próprias práticas, com prevalência dos saberes da experiência, e a identidade profissional é construída a partir das referências de docência. Nesse sentido, reafirmamos a importância de políticas institucionais de formação e desenvolvimento profissional docente que contribuam para o fortalecimento de uma pedagogia universitária que valorize o ensino de graduação e a profissionalização docente.

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Publicado

2021-09-14

Como Citar

Quaresma da Silva, F., & Ferreira Melo, G. (2021). Docência universitária: de bacharel a professor nos cursos de Ciência da Computação e Sistemas da Informação. Boletim Técnico Do Senac, 47(1), 41–57. https://doi.org/10.26849/bts.v47i1.856

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