Docência universitária: de bacharel a professor nos cursos de Ciência da Computação e Sistemas da Informação

Palavras-chave: Docência universitária, Professor bacharel, Identidade profissional

Resumo

Este texto é parte de uma pesquisa que analisou o aprendizado da docência de professores bacharéis dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Como ocorre o aprendizado da docência de professores bacharéis nos referidos cursos? Quais seus percursos formativos e quais as contribuições da formação para o desenvolvimento da identidade profissional desses docentes? Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos professores dos cursos citados no exercício do magistério? A análise dos dados obtidos indica que os saberes docentes são mobilizados nas próprias práticas, com prevalência dos saberes da experiência, e a identidade profissional é construída a partir das referências de docência. Nesse sentido, reafirmamos a importância de políticas institucionais de formação e desenvolvimento profissional docente que contribuam para o fortalecimento de uma pedagogia universitária que valorize o ensino de graduação e a profissionalização docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Maria Isabel de. Formação do professor do ensino superior: desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez, 2012.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da Silva. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

COSTA, Edinilza Magalhães da. As políticas de formação dos profissionais da educação e a profissionalização docente. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2005.

GONÇALVES, Yara Pires. Construindo a pesquisa: razões e fundamentos. In: COIMBRA, Camila Lima et al. (org.). A construção do saber docente por bacharéis no ensino superior: desafios de uma formação. Curitiba: CRV, 2015. p. 13-25.

JUNGES, Kelen dos Santos; BEHRENS, Marilda Aparecida. Prática docente no ensino superior: a formação pedagógica como mobilizadora de mudança. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 285-317, 2015.

MARQUEZ, Amanda Cristina Teagno Lopes; PIMENTA, Selma Garrido. É possível formar professores sem os saberes da Pedagogia? – uma reflexão sobre docência e saberes. Metalinguagens, São Paulo, n. 3, p. 135-156, maio 2015.

MAUÉS, Olgaízes. Regulação educacional, formação e trabalho docente. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 20, n. 44, p. 473-492, 2009.

MELO, Geovana Ferreira. Tornar-se professor: a formação desenvolvida nos cursos de Física, Matemática e Química da Universidade Federal de Uberlândia. 2007. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) — Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007.

NEVES, Luis José. Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 1, n. 3, 1996.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. As políticas de formação e a crise da profissionalização docente: por onde passa a valorização? Revista Educação em Questão, Natal, v. 46, n. 32, p. 51-74, 2013.

PAULO NETTO, José. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

TORRES, Alda Roberta. A pedagogia universitária e suas relações com as políticas institucionais para a formação de professores da educação superior. 2014. Tese (Doutorado em Educação) — Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

SEVERINO, Antônio Joaquim. O ensino superior brasileiro: novas configurações e velhos desafios. Educar em Revista, Curitiba, n. 31, p. 73-89, 2008.

STANO, Rita de Cássia M. T; FERNANDES, Sandra Faria. O currículo e suas configurações: das práticas de ensino à qualidade da Educação. In: COIMBRA, Camila Lima et al. (org.). A construção do saber docente por bacharéis no ensino superior: desafios de uma formação. Curitiba: CRV, 2015. p. 43-57.

VIEIRA, Regina Beatriz Bevilacqua. Educação superior no contexto nacional: políticas, tensões e desafios. [S. l.: s. n.], 2007. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/65/o/politicas_ppgfe.pdf. Acesso em: 29 out. 2018.

ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Publicado
2021-09-14
Como Citar
Quaresma da Silva, F., & Ferreira Melo, G. (2021). Docência universitária: de bacharel a professor nos cursos de Ciência da Computação e Sistemas da Informação. Boletim Técnico Do Senac, 47(1), 41-57. https://doi.org/10.26849/bts.v47i1.856
Seção
Artigos