Um estudo de caso sobre a efetividade do currículo por competência com egressos do curso técnico de enfermagem do Senac Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v48i.891Palavras-chave:
Competência, Mercado de trabalho, CurrículoResumo
O presente artigo é resultado de pesquisa qualitativa, estudo de caso, que apresenta dados sobre o currículo por competência e aborda em seu escopo os egressos da educação profissional no curso técnico em enfermagem. Na análise dos dados são abordadas três categorias. O objetivo específico é analisar as potencialidades do Modelo Pedagógico Senac no desenvolvimento das competências necessárias e desejadas pelo mundo do trabalho nos egressos do curso Técnico em Enfermagem do Senac Alagoas. A coleta de dados foi realizada por questionário semiestruturado no Google Forms. Os resultados apontam para a efetividade do currículo por competência, ressaltando a importância do professor nesta condução.
Downloads
Referências
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 5. ed. São Paulo: Boitempo, 2001.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.
BOLETIM Técnico do Senac: a revista de educação profissional, Rio de Janeiro: Senac, Departamento Nacional, v. 27, n. 3, set./dez., 2001. Edição especial: Competências.
BRASIL. Decreto n. 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, Casa Civil, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm.
BRASIL. Ministério da Saúde. Manual do PNHAH. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2000.
BRASIL. Portal Brasileiro de dados abertos. Ministério da Educação – MEC – Educação Profissional Técnica - EPT. Disponível em: < https://dados.gov.br/dataset/ept-educacao-profissional-e-tecnologica>. Acesso em: 04 outubro 2021.
FERREIRA, Eliana Eik Borges. A Percepção de competência, autonomia e pertencimento como indicadores da qualidade motivacional do aluno. 2010. Tese (Doutorado de Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2010.
FREIRE, Paulo. Professora, sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’Água, 1993.
KUENZER, Acácia Zeneida. A formação de professores para o ensino médio: velhos problemas, novos desafios. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 116, p. 667-688, jul./set. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/JB47HW4XrnBSbYT4zM5N6gh/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 30 abr. 2021.
KULLER, José Antônio; RODRIGO, Natalia de Fátima. Metodologia de desenvolvimento de competências. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
NÓVOA, Antonio. A formação contínua de professores: realidades e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1991.
PERRENOUD, Philippe. Construir competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre, Artmed, 2000.
SENAC. Departamento Nacional. Avaliação da aprendizagem. Rio de Janeiro: Senac, Departamento Nacional, 2015a. (Documentos Técnicos do Modelo Pedagógico Senac, 5).
SENAC. Departamento Nacional. Competência. Rio de Janeiro: Senac, Departamento Nacional, 2015b. (Documentos Técnicos do Modelo Pedagógico Senac, 2).
SENAC. Departamento Nacional. Concepções e princípios. Rio de Janeiro: Senac, Departamento Nacional, 2015c. (Documentos Técnicos do Modelo Pedagógico Senac, 1).
SENAC. Departamento Nacional. Diretrizes do modelo pedagógico Senac 2018. Rio de Janeiro: Senac, Departamento Nacional, 2018.
SENAC. Departamento Nacional. Planejamento docente. Rio de Janeiro: Senac, Departamento Nacional, 2015d. (Documentos Técnicos do Modelo Pedagógico Senac, 3).
SENAC. Departamento Nacional. Plano de curso: técnico em enfermagem: habilitação profissional técnica de nível médio. Rio de Janeiro: Senac, Departamento Nacional, 2015e.
SENAC. Departamento Nacional. Projeto integrador. Rio de Janeiro: Senac, Departamento Nacional, 2015f. (Documentos Técnicos do Modelo Pedagógico Senac, 4).
SENAC. Departamento Nacional. Avaliação nacional da qualidade percebida dos cursos do Senac 2017 – versão simplificada. Rio de Janeiro: Senac, Departamento Nacional, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Compromisso de Disponibilização dos Trabalhos em Licença Creative Commons
O Boletim Técnico do Senac será disponibilizado por meio da licença BY NC, de forma gratuita e sem fins comerciais.
Em vista disso, ao submeter seus trabalhos para avaliação, os autores se comprometem a providenciarem a disponibilização de seus trabalhos pela licença Creative Commons BY NC junto ao website <https://br.creativecommons.org>, dispensando, assim, a necessidade da assinatura de qualquer documento ou contrato com o Senac para regular a disponibilização de seus trabalhos no Boletim Técnico do Senac.
O(s) autor(es)declaram, ainda, que reconhecem o Boletim Técnico do Senac como periódico eletrônico de acesso livre, cujas Políticas e Diretrizes para Autores estão à disposição para conhecimento em seu sítio oficial na web, a saber – www.bts.senac.br – e que as mesmas podem ser modificadas a qualquer tempo, ficando imediatamente qualquer nova condição publicada on-line.