Um estudo de caso sobre a efetividade do currículo por competência com egressos do curso técnico de enfermagem do Senac Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v48i.891Keywords:
Competência, Mercado de trabalho, CurrículoAbstract
O presente artigo é resultado de pesquisa qualitativa, estudo de caso, que apresenta dados sobre o currículo por competência e aborda em seu escopo os egressos da educação profissional no curso técnico em enfermagem. Na análise dos dados são abordadas três categorias. O objetivo específico é analisar as potencialidades do Modelo Pedagógico Senac no desenvolvimento das competências necessárias e desejadas pelo mundo do trabalho nos egressos do curso Técnico em Enfermagem do Senac Alagoas. A coleta de dados foi realizada por questionário semiestruturado no Google Forms. Os resultados apontam para a efetividade do currículo por competência, ressaltando a importância do professor nesta condução.
Downloads
References
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 5. ed. São Paulo: Boitempo, 2001.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.
BOLETIM Técnico do Senac: a revista de educação profissional, Rio de Janeiro: Senac, Departamento Nacional, v. 27, n. 3, set./dez., 2001. Edição especial: Competências.
BRASIL. Decreto n. 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, Casa Civil, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm.
BRASIL. Ministério da Saúde. Manual do PNHAH. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2000.
BRASIL. Portal Brasileiro de dados abertos. Ministério da Educação – MEC – Educação Profissional Técnica - EPT. Disponível em: < https://dados.gov.br/dataset/ept-educacao-profissional-e-tecnologica>. Acesso em: 04 outubro 2021.
FERREIRA, Eliana Eik Borges. A Percepção de competência, autonomia e pertencimento como indicadores da qualidade motivacional do aluno. 2010. Tese (Doutorado de Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2010.
FREIRE, Paulo. Professora, sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’Água, 1993.
KUENZER, Acácia Zeneida. A formação de professores para o ensino médio: velhos problemas, novos desafios. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 116, p. 667-688, jul./set. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/JB47HW4XrnBSbYT4zM5N6gh/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 30 abr. 2021.
KULLER, José Antônio; RODRIGO, Natalia de Fátima. Metodologia de desenvolvimento de competências. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
NÓVOA, Antonio. A formação contínua de professores: realidades e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1991.
PERRENOUD, Philippe. Construir competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre, Artmed, 2000.
SENAC. Departamento Nacional. Avaliação da aprendizagem. Rio de Janeiro: Senac, Departamento Nacional, 2015a. (Documentos Técnicos do Modelo Pedagógico Senac, 5).
SENAC. Departamento Nacional. Competência. Rio de Janeiro: Senac, Departamento Nacional, 2015b. (Documentos Técnicos do Modelo Pedagógico Senac, 2).
SENAC. Departamento Nacional. Concepções e princípios. Rio de Janeiro: Senac, Departamento Nacional, 2015c. (Documentos Técnicos do Modelo Pedagógico Senac, 1).
SENAC. Departamento Nacional. Diretrizes do modelo pedagógico Senac 2018. Rio de Janeiro: Senac, Departamento Nacional, 2018.
SENAC. Departamento Nacional. Planejamento docente. Rio de Janeiro: Senac, Departamento Nacional, 2015d. (Documentos Técnicos do Modelo Pedagógico Senac, 3).
SENAC. Departamento Nacional. Plano de curso: técnico em enfermagem: habilitação profissional técnica de nível médio. Rio de Janeiro: Senac, Departamento Nacional, 2015e.
SENAC. Departamento Nacional. Projeto integrador. Rio de Janeiro: Senac, Departamento Nacional, 2015f. (Documentos Técnicos do Modelo Pedagógico Senac, 4).
SENAC. Departamento Nacional. Avaliação nacional da qualidade percebida dos cursos do Senac 2017 – versão simplificada. Rio de Janeiro: Senac, Departamento Nacional, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Commitment to the Provision of Creative Commons Licensing
The Senac Journal of Education and Work is per the BY NC license, free of charge and with no commercial purpose.
In submitting their work for evaluation, the authors undertake to make their work available through the Creative Commons-BY NC license at the website <https://br.creativecommons.org>, thus dispensing with the need for signing any other document or contract with Senac to regulate the availability of their works in the Senac Journal of Education and Work.
The author (s) further declare that they recognize the Senac Journal of Education and Work as an open access journal, whose Policies and Authors Guidelines are available to know on its official website, namely - www.bts .senac.br - and that they can be modified at any time, and immediately any new condition published online.
The names and addresses informed in this journal will be used exclusively for the services provided by this publication and are not available for other purposes or to third parties.