Saber do trabalho, aprendizagem situada e ensino técnico

Autores

  • Jarbas Novelino Barato

Palavras-chave:

Epistemologia, Saber no Trabalho, Ensino Técnico, Comunidades de Prática, Aprendizagem Situada

Resumo

Este artigo examina questões epistemológicas à luz dos saberes no trabalho. Utiliza narrativas de casos acontecidos com trabalhadores experientes e faz referência a estudos sobre a natureza do saber técnico. Analisa o status epistemológico da técnica, recorrendo à proposta de Ryle, e a aprendizagem situada, com base nas investigações de Lave e Wenger. Na conclusão, sugere que o ensino técnico deve olhar com interesse para os saberes que se estruturam no interior das atividades produtivas e nos modos de aprender em comunidades de prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-09-19

Como Citar

Novelino Barato, J. (2011). Saber do trabalho, aprendizagem situada e ensino técnico. Boletim Técnico Do Senac, 37(3), 19–29. Obtido de https://bts.senac.br/bts/article/view/182

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < > >> 

Artigos Similares

> >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.