Em Busca de uma Didática para o Saber Técnico

Autores/as

  • Jarbas Novelino Barato

Palabras clave:

Educação, Trabalho, Educação Profissional

Resumen

O artigo examina a insuficiência explicativa da fórmula teoria/prática no campo do aprender a trabalhar. Situações vivenciadas no Senac e a crítica antropológica ao etnocentrismo dos intelectuais ilustram essa idéia. Superar as limitações de uma epistemologia binária exige uma revisão dos modos de classificar saberes para fins educacionais. Nessa direção, a taxonomia de Merrill é reinterpretada com alguma liberdade. A proposta central do artigo é a de que a técnica é uma forma particular de saber, exigindo, por essa razão, tratamento didático específico. Deixar de reconhecer tal especificidade, nos termos da argumentação apresentada, é uma forma sutil de continuar a justificar a separação entre concepção e execução do trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-12-17

Cómo citar

Novelino Barato, J. (2017). Em Busca de uma Didática para o Saber Técnico. Boletín Técnico De Senac, 25(2), 46–55. Recuperado a partir de https://bts.senac.br/bts/article/view/598

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

> >> 

Artículos similares

> >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.