As trajetórias dos egressos do ensino médio integrado em Agropecuária: rumo ao trabalho ou ensino superior?

Autores/as

  • Danilo José Ferreira
  • Tania Regina Raitz
  • Alexandre Vanzuita

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v42i3.370

Palabras clave:

Ensino técnico, Transição acadêmica e laboral, Jovens egressos, Curso agropecuário

Resumen

O artigo busca compreender a trajetória acadêmica e de trabalho de jovens egressos do Ensino Técnico em Agropecuária do IFC, por meio de abordagem qualitativa. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica, questionário e entrevista individual com 24 ex-alunos. Os pressupostos teórico-metodológicos desenvolvidos estão fundamentados na categoria trabalho (perspectiva ontológica) e juventude como diversidade. Os resultados demonstram que essa oferta de ensino profissional está servindo mais como passagem para a realização de outros cursos não associados à área do que direcionando para o trabalho agropecuário.

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Publicado

2016-11-29

Cómo citar

Ferreira, D. J., Raitz, T. R., & Vanzuita, A. (2016). As trajetórias dos egressos do ensino médio integrado em Agropecuária: rumo ao trabalho ou ensino superior?. Boletín Técnico De Senac, 42(3), 54–75. https://doi.org/10.26849/bts.v42i3.370

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