Investigação na docência: possíveis contribuições aos processos formativos dos professores formadores
Keywords:
Docência, Investigação, Pedagogia UniversitáriaAbstract
Este artigo tem o objetivo de apresentar propostas de correlacionar o exercício da docência com os processos investigativos de duas professoras universitárias na disciplina de Didática na Pedagogia, nos estágios no curso de Pedagogia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e nos Cursos de Licenciatura na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP). No encaminhamento metodológico foram realizados registros escritos dos alunos e professores, e gravações de alguns momentos formativos. Como conclusão destaca-se a ação dos alunos e dos professores como protagonistas dos processos de construção e aquisição de conhecimentos na área por meio da ação investigativa dos processos formativos para a docência. Destaca-se a necessidade de as Universidades valorizarem ações docentes que articulem a formação inicial de professores aos processos de ensino e aprendizagem para a investigação.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Commitment to the Provision of Creative Commons Licensing
The Senac Journal of Education and Work is per the BY NC license, free of charge and with no commercial purpose.
In submitting their work for evaluation, the authors undertake to make their work available through the Creative Commons-BY NC license at the website <https://br.creativecommons.org>, thus dispensing with the need for signing any other document or contract with Senac to regulate the availability of their works in the Senac Journal of Education and Work.
The author (s) further declare that they recognize the Senac Journal of Education and Work as an open access journal, whose Policies and Authors Guidelines are available to know on its official website, namely - www.bts .senac.br - and that they can be modified at any time, and immediately any new condition published online.
The names and addresses informed in this journal will be used exclusively for the services provided by this publication and are not available for other purposes or to third parties.