Inovação curricular e inovação pedagógica: mudanças paradigmáticas na formação do professor universitário

Autores

  • Amanda Rezende Costa Xavier
  • Maria Antonia Ramos de Azevedo
  • Ligia Bueno Zangali Carrasco

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v45i3.789

Palavras-chave:

Pedagogia universitária, Desenvolvimento profissional docente. Formação pedagógica, Inovação curricular, Inovação pedagógica

Resumo

Este estudo, ancorado em abordagem qualitativa, trata da formação pedagógica docente em contexto de inovação curricular. O locus foi uma universidade federal concebida sob o modelo da Universidade Nova, e os participantes, 34 docentes que estiveram em formação pedagógica entre 2014 e 2017. Os dados obtidos apontam que, apesar de os processos de construção de saberes da docência terem sido organizados sistematicamente, os docentes têm dificuldade em consolidar a ruptura paradigmática necessária à inovação pedagógica.

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Publicado

2019-11-25

Como Citar

Rezende Costa Xavier, A., Ramos de Azevedo, M. A., & Bueno Zangali Carrasco, L. (2019). Inovação curricular e inovação pedagógica: mudanças paradigmáticas na formação do professor universitário. Boletim Técnico Do Senac, 45(3). https://doi.org/10.26849/bts.v45i3.789

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