As relações entre aprendizagem organizacional e intranet em uma instituição de educação profissional
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v44i1.647Palavras-chave:
Aprendizagem organizacional, Gestão do Conhecimento, IntranetResumo
A capacidade de as empresas criarem conhecimento, disseminá-lo na organização e incorporá-lo aos seus produtos e serviços está relacionada ao processo de aprendizagem organizacional. Para tanto, este estudo analisou o uso da intranet no setor comercial de uma instituição de educação profi ssional. A metodologia empregada é qualitativa e exploratória. Foram realizadas entrevistas, e os dados, transcritos e analisados à luz do referencial teórico. Os resultados apontam que a intranet é uma importante ferramenta para a aprendizagem organizacional, à medida que seus membros adquirem novos conhecimentos e percebem sua aplicação na empresa como potencial para o desenvolvimento.
Downloads
Referências
ANGELONI, T.; STEIL, A. V. Alinhamento de estratégias, aprendizagem e conhecimento organizacional. In: TARAPANOFF, K. (Org.). Aprendizado organizacional: volume 1: fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: IBPEX, 2011. p. 115-147.
ANTONELLO, C. S. A metamorfose da aprendizagem organizacional: uma revisão crítica. In: RUAS, A. et al. (Org.). Aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005.
ARGOTE, L.; MIRON-SPEKTOR, E. Organizational learning: from experience to knowledge. Organization Science: articles in advance, v. 22, p. 1-15, Oct. 2011.
ARGYRIS, C.; SCHÖN, D. A. Organizational learning: a theory of action perspective. Reading: Addison-Wesley, 1978.
ARGYRIS, C.; SCHÖN, D. A. On organizational learning: theory, method, and practice. Reading: Addison-Wesley, 1996. v. 2.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
BENETT, Gordon. Intranets: como implantar com sucesso na sua empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
BURNHAM, T. F. et al. Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2005, Salvador.
CARVALHO, Fabio C. A. Gestão do conhecimento. São Paulo: Pearson Education, 2012.
CORRÊA, F. A gestão do conhecimento aplicada ao setor de tecnologia da informação. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento) - Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2014. Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/sigc/article/view/2553>. Acesso em: 16 jan. 2018.
CROSSAN, M. M.; APAYDIN, M. A multi-dimensional framework of organizational innovation: a systematic review of the literature. Journal of Management Studies, v. 47, n. 6, 2010.
CROSSAN, M. M.; LANE, H. W.; WHITE, R. E. An organizational learning framework: from intuition to institution. Journal of Management Review, v. 24, n. 3, p. 522-537, 1999.
DRUCKER, P. F. Introdução à administração. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. C. C. Estratégias empresariais e formação de competências. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
FIOL, C. M.; LYLES, M. A. Organizational learning. The Academy of Management Review, v. 10, n. 4, p. 803-813, 1985.
FREIRE, P. de S. Aumente a qualidade e quantidade de suas publicações científicas: manual para elaboração de projetos e artigos científicos. Curitiba: CRV, 2013.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
IGARASHI, W. Aprendizagem organizacional: proposta de um modelo de avaliação. 2009. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.
LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Price Jane. Sistemas de informação com internet. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Price Jane. Sistemas de informação gerenciais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
LOIOLA, E.; BASTOS, A. V. B. A Produção acadêmica sobre aprendizagem organizacional no Brasil. Revista de Administração Contemporânea, v. 7, n. 3, p. 181-201, jul./set. 2003.
NEVO, D.; FURNEAUX, B.; WAND, Y. Towards an evaluation framework for knowledge management systems. Information Technology and Management, v. 9, n. 4, p. 233-249, 2007.
NICOLINI, D.; MEZNAR, M. B. The social construction of organizational learning: conceptual and practical issues. Human Relations, v. 48, n. 7, p. 727-746, 1995.
NONAKA, I; TAKEUCHI, H. A criadora de conhecimento da empresa. New York: Oxford University Press, 1995.
NONAKA, I; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
RODRIGUES, E. D.; MARQUES, E. V. Análise da participação da intranet na criação de conhecimentos à luz do modelo 4I. Trabalho apresentado no 31. Encontro da ANPAD, 2007, Rio de Janeiro.
ROSSETTI, A. G.; MORALES, A. B. T. O papel da tecnologia da informação na gestão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 36, n. 1, p. 124-135, jan./abr. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v36n1/a09v36n1.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2017.
SCOTT, Judy E. Organizational knowledge and the intranet. Decision Support Systems, v. 23, n. 1, p. 3-17, 1998.
SOUZA, F. O.; LOPES, L. M. A tecnologia da informação e da comunicação aplicada a comunicação interna. Revista Hórus, v. 4, n. 1, p. 36-54, 2006.
SOUZA, Rosana Viera de; TREZ, Guilherme. Mensuração em aprendizagem organizacional: adaptação de uma escala para o contexto brasileiro. In: ENCONTRO DA ANPAD, 30., 2006, Salvador. Anais do… Rio de Janeiro, 2006.
STENMARK, D. Intranets as formative context: a study of under-utilised corporate webs. In: AMCIS, 2003, Tampa, Florida. Proceedings... Tampa, 2003. p. 1697-1703.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Compromisso de Disponibilização dos Trabalhos em Licença Creative Commons
O Boletim Técnico do Senac será disponibilizado por meio da licença BY NC, de forma gratuita e sem fins comerciais.
Em vista disso, ao submeter seus trabalhos para avaliação, os autores se comprometem a providenciarem a disponibilização de seus trabalhos pela licença Creative Commons BY NC junto ao website <https://br.creativecommons.org>, dispensando, assim, a necessidade da assinatura de qualquer documento ou contrato com o Senac para regular a disponibilização de seus trabalhos no Boletim Técnico do Senac.
O(s) autor(es)declaram, ainda, que reconhecem o Boletim Técnico do Senac como periódico eletrônico de acesso livre, cujas Políticas e Diretrizes para Autores estão à disposição para conhecimento em seu sítio oficial na web, a saber – www.bts.senac.br – e que as mesmas podem ser modificadas a qualquer tempo, ficando imediatamente qualquer nova condição publicada on-line.