Dificuldades de aprendizagem (da): doença neurológica ou percalço pedagógico?

Autores/as

  • Maria Lídia Sica Szymanski

Palabras clave:

Dificuldades de Aprendizagem, Ensino e Aprendizagem

Resumen

Dificuldades de Aprendizagem (DA) têm sido consideradas na literatura como uma patologia causada por alterações neurológicas. Entretanto, estudos recentes mostram que essas alterações foram relatadas com base em pesquisas inconsistentes. Busca-se ressaltar, assim, a multiplicidade de causas dessas dificuldades, denunciando sua frequente patologização e redução ao aspecto neurológico, com consequente medicalização. Critica-se o incentivo ao consumo de remédios como solução, e propõe-se a busca do caminho pedagógico e a luta por políticas públicas que permitam melhores condições de ensino no Brasil.

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Publicado

2012-12-19

Cómo citar

Sica Szymanski, M. L. (2012). Dificuldades de aprendizagem (da): doença neurológica ou percalço pedagógico?. Boletín Técnico De Senac, 38(3), 4–15. Recuperado a partir de https://bts.senac.br/bts/article/view/152

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