A visão do ensino técnico-profissional português: evolução histórica das medidas e rupturas

Authors

  • Ernesto Candeias Martins
  • Susana I. Bártolo Martins

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v42i2.83

Keywords:

Ensino técnico, História do ensino profissional, Instituto de Orientação Profissional, Faria de Vasconcelos, Formação profissional

Abstract

Hermeneuticamente, e na perspectiva histórico-educativa, o texto aborda a evolução do ensino técnico-profissional em Portugal desde o fim do século 18. Analisa as medidas e decisões legislativas que visavam implementar o ensino profissional. Todo o percurso do ensino profissional caracterizou-se por uma série de avanços e recuos, ligados à evolução política do país. Ao seu início promissor, com Marquês de Pombal, seguiu-se um forte impulso no século 19, mas posto em xeque durante as convulsões liberais e a 1ª República. No Estado Novo, foi destinado às classes desfavorecidas, o que conduziu à sua estigmatização.

 

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Published

2016-08-30

How to Cite

Candeias Martins, E., & I. Bártolo Martins, S. (2016). A visão do ensino técnico-profissional português: evolução histórica das medidas e rupturas. Senac Journal of Education and Work, 42(2), 6–31. https://doi.org/10.26849/bts.v42i2.83

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