A experiência docente como ponto de partida para uma reflexão sobre a formação de professores para a Educação Profissional

Authors

  • Suzana Burnier
  • José Ângelo Gariglio

Keywords:

Educação Profissional, Formação de professores, Saberes, Identidades

Abstract

Dialogando com um contexto em que se multiplicam as vagas ofertadas na Educação Profissional (EP) no país, analisamos aqui os desafios enfrentados e os impasses da docência nessa modalidade, sempre referenciados nos discursos desses docentes, provenientes de inúmeras outras áreas de formação. Destacam-se os sentidos conferidos pelos docentes da EP à relação com os alunos, aos diversos saberes acionados nessa relação, à hierarquização e, ainda, aos processos identitários manejados nas práticas educativas. A partir desse quadro, busca-se problematizar a atualmente desregulamentada e praticamente inexistente Formação Inicial e Continuada de professores para os cursos profissionalizantes.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-08-19

How to Cite

Burnier, S., & Gariglio, J. Ângelo. (2014). A experiência docente como ponto de partida para uma reflexão sobre a formação de professores para a Educação Profissional. Senac Journal of Education and Work, 40(2), 74–99. Retrieved from https://bts.senac.br/bts/article/view/104

Issue

Section

Articles

Similar Articles

<< < > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.