Cursos profissionais na perspectiva da pedagogia social

Autores/as

  • Loni Elisete Manica
  • Geraldo Caliman

Palabras clave:

Educação profissional, Pedagogia social, Inclusão

Resumen

O texto evidencia que a educação profissional pode ter, na pedagogia social, o amparo necessário para a prática da inclusão. Inicialmente, retrata o histórico de um programa inclusivo desenvolvido por uma instituição de educação profissional e analisado para o presente estudo. Depois, responde a três questões: seriam os cursos profissionais propícios para desenvolver ações de inclusão na perspectiva da pedagogia social? É possível fazer educação profissional em ambientes não formais e com laboratórios tecnológicos que extrapolam as salas convencionais? O docente que atua em cursos de educação profissional poderá ser considerado um educador social?

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Publicado

2010-12-18

Cómo citar

Manica, L. E., & Caliman, G. (2010). Cursos profissionais na perspectiva da pedagogia social. Boletín Técnico De Senac, 36(3), 43–51. Recuperado a partir de https://bts.senac.br/bts/article/view/210

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