Educar com TICs: o caminho entre a excepcionalidade e a invisibilidade

Autores

  • Carmen Moreira de Castro Neves

Palavras-chave:

Educação, TICs, Tecnologias na educação, Tecnologia da informação, Tecnologia da comunicação, Educação contemporânea

Resumo

Em um mundo permeado por tecnologias, ainda convivemos com uma educação que usa as tecnologias da informação e da comunicação – TICs como algo exótico, excepcional. O texto propõe algumas reflexões práticas sobre como tirar as TICs da sua excepcionalidade, tornando-as invisíveis no cotidiano da escola e da gestão educacional. Essa invisibilidade significa domínio do novo, competência no uso de equipamentos e de estratégias inovadoras e reconhecimento do potencial educacional das TICs. Educar com TICs exige investimentos em formação de educadores; em gestão da sala de aula, da escola e das redes; em metodologias, currículos, tempos e espaços educacionais; em infraestrutura, entre outros. Saber educar com TICs é ser líder e aprendiz, é estar aberto ao novo e à complexidade de um mundo em mudança; significa tirar o foco da máquina para colocá-lo na educação do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2009-12-19

Como Citar

Moreira de Castro Neves, C. (2009). Educar com TICs: o caminho entre a excepcionalidade e a invisibilidade. Boletim Técnico Do Senac, 35(3), 16–27. Obtido de https://bts.senac.br/bts/article/view/234

Artigos Similares

<< < > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.