Revisitando as situações de aprendizagem com a didática profissional
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v50.996Resumo
As situações de aprendizagem são estratégias de aprendizagem apresentadas aos alunos, muitas vezes sem apoio de referencial teórico e didático-pedagógico. Nesse contexto, a didática profissional (DP) fornece subsídios para analisar as situações laborais de referência e as características de sua transposição didática. Realizamos uma análise das situações de aprendizagem do curso Técnico em Administração do SENAI, sob o prisma da DP. Foram constatadas divergências e convergências entre a DP e as situações de aprendizagem adotadas pelo SENAI, apresentadas aqui com recomendações derivadas dos aportes da DP.
Downloads
Referências
ALLAIN, O.; GRUBER, C.; WOLLINGER, P. R. O que avaliar em educação profissional? Princípios epistemológicos da formação de trabalhadores. In: MORAES, G. H. et al. Avaliação da educação profissional e tecnológica: um campo em construção. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020.
ALLAIN, O. et al. Didática profissional: um guia para formadores. Recife: Pipa Comunicação, 2023.
AUSUBEL, D. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BRASIL. Ministério da Educação. Qual a diferença entre curso técnico e curso tecnológico? Brasília, DF: MEC, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/perguntasfrequentes/educacao-superior-1/cursos-tecnologicos/qual-a-diferenca-entre-curso. Acesso em: 03 jul. 2023.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FEUERSTEIN, R.; FALIK, L.; FEUERSTEIN, R. Definition of essential concepts and terms: a working glossary. Jerusalen: ICELP, 1998.
FLICK, U. Pesquisa qualitativa e quantitativa. In: FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. cap. 3.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GRUBER, C.; ALLAIN, O.; WOLLINGER, P. Didática profissional: princípios e referências para a educação profissional. Florianópolis, SC: Publicações do IFSC, 2019
MAYEN, P.; MÉTRAL, J.; TOURMEN, C. Les situations de travail, Recherche et formation, p. 31-46, 2010
MAYEN, P. Experiência de trabalho em didática profissional. Revue Française de Pédagogie. v. 12, n. 70, p. 91-106, 2012.
MAYEN, P. L’appropriation des situations. In: CLOT, Y. Vygotski maintenant. Paris: La Dispute, 2012.
MAYEN, P.; GAGNEUR, C.-A. Le potentiel d’apprentissage des situations: une perspective pour la conception de formations en situations de travail. Recherches en éducation, n. 28, 2017.
PASTRÉ, P. Apprendre à faire. In: BOURGEOIS, E.; CHAPELLE, G. (org.). Apprendre et faire apprendre. Paris: PUF, 2006. p. 109-121.
PASTRÉ, P. Didática profissional: abordagem antropológica desenvolvimento do adulto. Paris: PUF, 2011.
PASTRÉ, P. La didactique professionnelle: approche anthropologique du développement des adultes. Paris: Presses universitaires de France, 2011.
PASTRÉ, P.; MAYEN, P.; VERGNAUD, G. Didática professional. In: GRUBER, C.; ALLAIN, O.; WOLLINGER, P. (org.). Didática profissional: princípios e referências para a Educação Profissional. Florianópolis: Publicações do IFSC, 2019. cap. 2.
PASTRÉ, P.; VERGNAUD, G. L’ingénierie didactique professionnelle. In: CARRÉ, P. (dir.). Traité des sciences et des techniques de la formation. Paris: Dunod, 2011. p. 401-421. Disponível em: https://doi.org/10.3917/dunod.carre.2011.01.0401. Acesso em: 21 out. 2023.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SENAI. Departamento Nacional. Competências e aperfeiçoamento da coordenação pedagógica. Brasília, DF: SENAI/DN, 2015.
SENAI. Departamento Nacional. Metodologia SENAI de educação profissional. Brasília, DF: SENAI/DN, 2019.
SENAI. Departamento Nacional. Programa de capacitação para o PSEAD. Brasília, DF: SENAI/DN, 2013.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Compromisso de Disponibilização dos Trabalhos em Licença Creative Commons
O Boletim Técnico do Senac será disponibilizado por meio da licença BY NC, de forma gratuita e sem fins comerciais.
Em vista disso, ao submeter seus trabalhos para avaliação, os autores se comprometem a providenciarem a disponibilização de seus trabalhos pela licença Creative Commons BY NC junto ao website <https://br.creativecommons.org>, dispensando, assim, a necessidade da assinatura de qualquer documento ou contrato com o Senac para regular a disponibilização de seus trabalhos no Boletim Técnico do Senac.
O(s) autor(es)declaram, ainda, que reconhecem o Boletim Técnico do Senac como periódico eletrônico de acesso livre, cujas Políticas e Diretrizes para Autores estão à disposição para conhecimento em seu sítio oficial na web, a saber – www.bts.senac.br – e que as mesmas podem ser modificadas a qualquer tempo, ficando imediatamente qualquer nova condição publicada on-line.