O conceito de aprendizagem ao longo da vida e os Marcos Nacionais de Qualificações: uma via para a integração entre a Educação Profissional e a educação
Palabras clave:
Aprendizagem ao longo da vida, Marcos Nacionais de Qualificações, Competências, América LatinaResumen
Este artigo se refere ao conceito e à aplicabilidade dos chamados Marcos Nacionais de Qualificações, em especial sua relação com o conceito de aprendizagem ao longo da vida e o que isso implica na realidade da Educação Profissional na América Latina. Nesse sentido, inicia-se destacando a aparente separação entre Educação e Educação Profissional, desenvolve as definições associadas a um e outro termo, em especial as contidas na Recomendação no 195 da OIT sobre o desenvolvimento dos recursos humanos e se vale de algumas experiências, tanto em nível mundial como latino-americano, para ilustrar o avanço e as possibilidades de aplicação desta nova ferramenta.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Compromiso de Facilitación de los Trabajos en Licencia Creative Commons
El Boletín Técnico de Senac estará disponible a través de la licencia BY NC, de forma gratuita y sin fines comerciales.
En vista de ello, al someter sus trabajos para evaluación, los autores se comprometen a proveer la disponibilidad de sus trabajos por la licencia Creative Commons BY NC junto al sitio web <https://b.creativecommons.org>, dispensando así la necesidad de la firma de cualquier documento o contrato con Senac para regular la disponibilidad de sus trabajos en el Boletín Técnico de Senac.
Los autores declaran que reconocen el Boletín Técnico de Senac como periódico electrónico de acceso libre, cuyas Políticas y Directrices para Autores están a disposición para conocimiento en su sitio web oficial, a saber: www.bts.senac.br y que las mismas pueden ser modificadas en cualquier momento, quedando inmediatamente cualquier nueva condición publicada en línea.