O conceito de aprendizagem ao longo da vida e os Marcos Nacionais de Qualificações: uma via para a integração entre a Educação Profissional e a educação

Autores/as

  • Fernando Vargas Zúñiga

Palabras clave:

Aprendizagem ao longo da vida, Marcos Nacionais de Qualificações, Competências, América Latina

Resumen

Este artigo se refere ao conceito e à aplicabilidade dos chamados Marcos Nacionais de Qualificações, em especial sua relação com o conceito de aprendizagem ao longo da vida e o que isso implica na realidade da Educação Profissional na América Latina. Nesse sentido, inicia-se destacando a aparente separação entre Educação e Educação Profissional, desenvolve as definições associadas a um e outro termo, em especial as contidas na Recomendação no 195 da OIT sobre o desenvolvimento dos recursos humanos e se vale de algumas experiências, tanto em nível mundial como latino-americano, para ilustrar o avanço e as possibilidades de aplicação desta nova ferramenta.

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Publicado

2014-12-19

Cómo citar

Vargas Zúñiga, F. (2014). O conceito de aprendizagem ao longo da vida e os Marcos Nacionais de Qualificações: uma via para a integração entre a Educação Profissional e a educação. Boletín Técnico De Senac, 40(3), 77–103. Recuperado a partir de https://bts.senac.br/bts/article/view/95

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