Trabajo, conocimiento y educación: tributo a Mike Rose
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v47i2.906Palabras clave:
Mike Rose, trabalho, conhecimento, saber do fazerResumen
Este artigo foi escrito para lembrar Mike Rose, conselheiro do BTS, falecido dia 15 de agosto de 2021. O texto apresenta informações sobre a vida do homenageado, filho de garçonete, primeiro da família a chegar à universidade. A vida de Mike, criado numa área pobre de Los Angeles, já introduz para o leitor a obra dele. Percalços na universidade e a decisão de educar os desprivilegiados explicam as elaborações acadêmicas deste professor da UCLA. Nas partes seguintes do artigo, aparecem algumas das ideias desenvolvidas por Rose acerca de educação pública, erro, redação, testes, inteligência, pobreza. O desfecho é uma entrevista em que Mike Rose fala sobre o saber dos trabalhadores. Nessa fala ele destaca alguns dos pontos do The Mind at Work: Valuing the Intelligence of the American Worker, livro em que desenvolve ideias sobre o saber do fazer numa direção que pode ajudar instituições e especialistas em educação profissional a valorizar o conhecimento em ação dos trabalhadores manuais.
Descargas
Citas
BARATO, Jarbas. O saber invisível. Revista Senac.sp, número especial comemorativo dos 60 anos do SENAC, 2006.
BARATO, Jarbas. Escola da roça: limites e inspirações. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 46, n. 1, p. 139-150, 2020.
BARATO, Jarbas. Educación tecnica: educación-trabajo – alternativas conceptuales y didácticas. Lima: Instituto de Pedagogía Popular, 2004.
CRAWFORD, Matthew B. Shop class as soulcraft: an inquiry into the value of work. New York: Penguin Books, 2009.
DETTMAR, Kevin. The teacher who changed how we teach writing. [S. l.]: The New Yorker, 14 Oct. 2021. Disponível em: https://www.newyorker.com/culture/postscript/the-teacher-who-changed-how-we-teach-writing. Acesso em: 10 nov. 2021.
ERICKSON, Ansley T. The rhetoric of choice: segregation, desegregation, and chater schools. In: KATZ. Michael B.; ROSE, Mike. Public education under siege. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2013.
NARDI, Bonnie; O’DAY, Vicky. Information ecologies: using technolgy with heart. Cambridge: The MIT Press, 1999.
NASCIMENTO, Orlando. Memórias de um professor de antigamente. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2020.
ROSE, Mike. Mentes trabajando: una valorización de la inteligencia del trabajador. Montevideo: Cinterfor/OIT, 2016.
ROSE, Mike. De volta à escola: porque todos merecem uma segunda chance na educação. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2015.
ROSE, Mike. Why school?: reclaiming education for all us. New York: The New Press, 2009.
ROSE, Mike. Lives on the boundary.New York: Penguin Books, 2005.
ROSE, Mike. O saber no trabalho: valorização da inteligência do trabalhador. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.
ROSE, Mike. The mind at work: valuing the intelligence of the American worker. New York: Viking- Penguin Books, 2004.
ROSE, Mike. Possible lives: the promise of public education in America. New York: Penguin Books, 1999.
WAITING for Superman. Dirigido por Davis Gugenheim. [S. l.]: Paramount Vintage e Participant Media, 2010.
WILIS, Paul. Aprendendo a ser trabalhador: escola, resistência e reprodução social. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Compromiso de Facilitación de los Trabajos en Licencia Creative Commons
El Boletín Técnico de Senac estará disponible a través de la licencia BY NC, de forma gratuita y sin fines comerciales.
En vista de ello, al someter sus trabajos para evaluación, los autores se comprometen a proveer la disponibilidad de sus trabajos por la licencia Creative Commons BY NC junto al sitio web <https://b.creativecommons.org>, dispensando así la necesidad de la firma de cualquier documento o contrato con Senac para regular la disponibilidad de sus trabajos en el Boletín Técnico de Senac.
Los autores declaran que reconocen el Boletín Técnico de Senac como periódico electrónico de acceso libre, cuyas Políticas y Directrices para Autores están a disposición para conocimiento en su sitio web oficial, a saber: www.bts.senac.br y que las mismas pueden ser modificadas en cualquier momento, quedando inmediatamente cualquier nueva condición publicada en línea.