Observar para intervir... as crianças com PHDA na aula regular do 1º Ciclo do ensino básico português

Autores/as

  • Ernesto Candeias Martins
  • Olga Carapeto

Palabras clave:

PHDA, Intervenção cognitivo-comportamental, Educação especial, Inclusão, Ensino básico

Resumen

O estudo aborda a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) em salas de aula do 1º Ciclo com intuito de compreender melhores estratégias e apoios para professores intervirem. A forma como a PHDA é encarada por professores e pais pode melhorar problemas de comportamento, aprendizagem e relações dessas crianças em sala de aula. É um estudo de caso de investigação qualitativa em educação especial. Aplicou-se em duas crianças de Agrupamentos de Escola diferentes programa de intervenção cognitivo-comportamental de Isabel Orjales Villar, cuja eficácia é medida na escala de Conners aos pais e professores e nos critérios do DSM IV, em um pré e pós-teste. Registámos, realizámos entrevistas com respetiva análise de conteúdo documental, comparando resultados obtidos nas crianças. Nos pré e pós-teste, os valores das subescalas avaliadas diminuíram, inclusive no índice de défice de atenção e hiperatividade de Conners.

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Publicado

2013-12-19

Cómo citar

Candeias Martins, E., & Carapeto, O. (2013). Observar para intervir. as crianças com PHDA na aula regular do 1º Ciclo do ensino básico português. Boletín Técnico De Senac, 39(3), 86–107. Recuperado a partir de https://bts.senac.br/bts/article/view/125

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