As características, habilidades e competências exigidas para o docente atuar na Educação Profissional com alunos com algum tipo de deficiência

Autores/as

  • Loni Elisete Manica
  • Geraldo Caliman

Palabras clave:

Educação Profissional, Educação inclusiva, Educação especial, Docentes

Resumen

O artigo revela características, habilidades e competências para o docente que na Educação Profissional tem alunos com deficiência, divididas em categorias as quais identificamos a partir dos entrevistados: paciência; crer nas potencialidades do aluno; metodologia diferenciada; qualificação profissional na área; aprendizagem mediada; avaliação diferenciada; diálogo; superação do preconceito; ousadia; humildade; prática relacionada com a cidadania; trabalho socioeducativo; e a transmissão de valores. Muitas dessas categorias são cabíveis a qualquer professor; contudo, o foco deste artigo está em evidenciar o desejo quanto ao novo jeito de ser docente na visão daqueles que fazem a prática pedagógica inclusiva no dia a dia das escolas profissionais. Foram pesquisados 48 docentes, 35 alunos com deficiência e 28 gestores, em 18 estados.

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Publicado

2014-08-19

Cómo citar

Manica, L. E., & Caliman, G. (2014). As características, habilidades e competências exigidas para o docente atuar na Educação Profissional com alunos com algum tipo de deficiência. Boletín Técnico De Senac, 40(2), 54–73. Recuperado a partir de https://bts.senac.br/bts/article/view/109

Número

Sección

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