Resgatar a identidade docente – "ser professor primário" antes e depois 1974 em Portugal

From the voice of life stories to recorded memories

Autores

  • Ernesto Candeias Martins Instituto Politécnico de Castelo Branco

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v48i.890

Palavras-chave:

Identidade docente, Ser professor primário, História de vida, Biografia-narrativa

Resumo

Relacionamos memórias evocadas e histórias de vida de 11 professores primários aposentados no período antes e depois de 1974, numa abordagem qualitativa de base fenomenológica (ser professor – identidade). Utilizámos a técnica de entrevista, recorrendo à narrativa biográfica. Submetemos o seu conteúdo a categorias analíticas e de interpretação no tempo histórico, cujos resultados demonstraram uma relação entre histórias e reminiscências relatadas e articulação dos processos identitários (biográfico e relacional) da construção do percurso e da identidade de ser professor naquele tempo socio-histórico.

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Publicado

2022-05-30

Como Citar

Martins, E. C. (2022). Resgatar a identidade docente – "ser professor primário" antes e depois 1974 em Portugal: From the voice of life stories to recorded memories. Boletim Técnico Do Senac, 48, e22004. https://doi.org/10.26849/bts.v48i.890

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