Integração da educação profissional ao ensino médio na Rede Federal: obstáculos e viabilidade da integração curricular no Ifes

Autores

  • Marcelo Lima
  • Renan Sperandio

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v43i1.399

Palavras-chave:

Trabalho, Educação profissional, Integração curricular, Ensino médio

Resumo

Este trabalho visa problematizar o processo de integração curricular de cursos técnicos. Especificamente, avalia, por meio de duas pesquisas, a adesão, operacionalização e viabilização da integração curricular do ensino médio com a educação profissional técnica de nível médio em cursos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) nos campi de Vitória e Venda Nova do Imigrante. Orientado teórico metodologicamente pela perspectiva marxiana, conclui-se que esse tipo de curso se constitui em uma proposta contra-hegemônica tanto no nível macro – políticas nacionais de Educação Profissional Técnica e Tecnológica (EPT) – como no nível micro (no Ifes e nos campi).

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Publicado

2017-04-20

Como Citar

Lima, M., & Sperandio, R. (2017). Integração da educação profissional ao ensino médio na Rede Federal: obstáculos e viabilidade da integração curricular no Ifes. Boletim Técnico Do Senac, 43(1). https://doi.org/10.26849/bts.v43i1.399

Edição

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