Trabalho docente na educação básica: a atual agenda do Banco Mundial

Autores

  • Maria Inês Bomfim

Palavras-chave:

Trabalho Docente, Banco Mundial, Teoria do Capital Humano

Resumo

Neste artigo procurou-se apreender o sentido das formulações sobre o trabalho docente na escola básica pública produzidas, a partir de 2007, pelo Banco Mundial. As atuais formulações reiteram velhos postulados, particularmente os da Teoria do Capital Humano, uma das teses de desenvolvimento como estratégia de recomposição capitalista, com amplo uso político e ideológico na definição de políticas educacionais. Essas produções acrescentam, entretanto, novas tentativas de ampliar a expropriação do trabalhador docente sob dupla argumentação: os professores, no Brasil, perdem muito tempo com atividades improdutivas na sala de aula, e esse tempo perdido faz falta aos alunos pobres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2012-04-19

Como Citar

Bomfim, M. I. (2012). Trabalho docente na educação básica: a atual agenda do Banco Mundial. Boletim Técnico Do Senac, 38(1), 17–23. Obtido de https://bts.senac.br/bts/article/view/172

Edição

Secção

Artigos

Artigos Similares

> >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.