Utilização da internet no contexto socioeducacional por jovens alunos do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v50.987Resumen
O objetivo do estudo foi investigar o uso da internet no contexto socioeducacional por jovens/alunos do 1º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Profª. Osvaldina Muniz, no Munícipio de Cametá, no Pará. Metodologicamente, o estudo constituiu uma pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso, com questionário semiestruturado como instrumento para coleta de dados e apreciação dos dados por análise de conteúdo e interpretação do objeto por triangulação dos dados. O referencial teórico da pesquisa está sustentado nos seguintes teóricos: Levy (1999), Pinheiro (2007), Araujo; Alves (2013), Moran (1997) e Castells (1999), entre outros. Os resultados revelam que os alunos do Ensino Médio permanecem entre 15h e 20h por dia conectados às redes sociais, buscando informações, transitando em muitas abas, interagindo, entre uma navegação e outra, principalmente com perfis do Facebook e do Instagram. A pesquisa conclui que os jovens/alunos utilizam a internet para buscas incessantes por informação, entretenimento, relações virtuais, como forma de conhecer pessoas e por distração. Isso caracteriza que eles precisam de mediação pedagógica para estarem melhor conectados e terem resultados significativos no processo de formação integral como sujeito que precisa intervir ativamente na sociedade.
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