Um estudo de caso sobre a efetividade do currículo por competência com egressos do curso técnico de enfermagem do Senac Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v48i.891Palabras clave:
Competência, Mercado de trabalho, CurrículoResumen
O presente artigo é resultado de pesquisa qualitativa, estudo de caso, que apresenta dados sobre o currículo por competência e aborda em seu escopo os egressos da educação profissional no curso técnico em enfermagem. Na análise dos dados são abordadas três categorias. O objetivo específico é analisar as potencialidades do Modelo Pedagógico Senac no desenvolvimento das competências necessárias e desejadas pelo mundo do trabalho nos egressos do curso Técnico em Enfermagem do Senac Alagoas. A coleta de dados foi realizada por questionário semiestruturado no Google Forms. Os resultados apontam para a efetividade do currículo por competência, ressaltando a importância do professor nesta condução.
Descargas
Citas
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 5. ed. São Paulo: Boitempo, 2001.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.
BOLETIM Técnico do Senac: a revista de educação profissional, Rio de Janeiro: Senac, Departamento Nacional, v. 27, n. 3, set./dez., 2001. Edição especial: Competências.
BRASIL. Decreto n. 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, Casa Civil, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm.
BRASIL. Ministério da Saúde. Manual do PNHAH. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2000.
BRASIL. Portal Brasileiro de dados abertos. Ministério da Educação – MEC – Educação Profissional Técnica - EPT. Disponível em: < https://dados.gov.br/dataset/ept-educacao-profissional-e-tecnologica>. Acesso em: 04 outubro 2021.
FERREIRA, Eliana Eik Borges. A Percepção de competência, autonomia e pertencimento como indicadores da qualidade motivacional do aluno. 2010. Tese (Doutorado de Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2010.
FREIRE, Paulo. Professora, sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’Água, 1993.
KUENZER, Acácia Zeneida. A formação de professores para o ensino médio: velhos problemas, novos desafios. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 116, p. 667-688, jul./set. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/JB47HW4XrnBSbYT4zM5N6gh/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 30 abr. 2021.
KULLER, José Antônio; RODRIGO, Natalia de Fátima. Metodologia de desenvolvimento de competências. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
NÓVOA, Antonio. A formação contínua de professores: realidades e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1991.
PERRENOUD, Philippe. Construir competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre, Artmed, 2000.
SENAC. Departamento Nacional. Avaliação da aprendizagem. Rio de Janeiro: Senac, Departamento Nacional, 2015a. (Documentos Técnicos do Modelo Pedagógico Senac, 5).
SENAC. Departamento Nacional. Competência. Rio de Janeiro: Senac, Departamento Nacional, 2015b. (Documentos Técnicos do Modelo Pedagógico Senac, 2).
SENAC. Departamento Nacional. Concepções e princípios. Rio de Janeiro: Senac, Departamento Nacional, 2015c. (Documentos Técnicos do Modelo Pedagógico Senac, 1).
SENAC. Departamento Nacional. Diretrizes do modelo pedagógico Senac 2018. Rio de Janeiro: Senac, Departamento Nacional, 2018.
SENAC. Departamento Nacional. Planejamento docente. Rio de Janeiro: Senac, Departamento Nacional, 2015d. (Documentos Técnicos do Modelo Pedagógico Senac, 3).
SENAC. Departamento Nacional. Plano de curso: técnico em enfermagem: habilitação profissional técnica de nível médio. Rio de Janeiro: Senac, Departamento Nacional, 2015e.
SENAC. Departamento Nacional. Projeto integrador. Rio de Janeiro: Senac, Departamento Nacional, 2015f. (Documentos Técnicos do Modelo Pedagógico Senac, 4).
SENAC. Departamento Nacional. Avaliação nacional da qualidade percebida dos cursos do Senac 2017 – versão simplificada. Rio de Janeiro: Senac, Departamento Nacional, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Compromiso de Facilitación de los Trabajos en Licencia Creative Commons
El Boletín Técnico de Senac estará disponible a través de la licencia BY NC, de forma gratuita y sin fines comerciales.
En vista de ello, al someter sus trabajos para evaluación, los autores se comprometen a proveer la disponibilidad de sus trabajos por la licencia Creative Commons BY NC junto al sitio web <https://b.creativecommons.org>, dispensando así la necesidad de la firma de cualquier documento o contrato con Senac para regular la disponibilidad de sus trabajos en el Boletín Técnico de Senac.
Los autores declaran que reconocen el Boletín Técnico de Senac como periódico electrónico de acceso libre, cuyas Políticas y Directrices para Autores están a disposición para conocimiento en su sitio web oficial, a saber: www.bts.senac.br y que las mismas pueden ser modificadas en cualquier momento, quedando inmediatamente cualquier nueva condición publicada en línea.