Articulação entre educação básica e superior: uma experiência sobre a transformação do pensar e agir docente

  • Ariane Xavier de Oliveira
  • Letícia Vidigal
  • Diene Eire de Mello
Palavras-chave: Observatório da Educação, Obeduc, Formação continuada, Prática pedagógica

Resumo

Este relato de experiência delineia reflexões de uma professora de Ciências na educação básica pública do município de Londrina- PR. O estudo pautou-se pela perspectiva materialista histórica- dialética do homem, de sociedade e de conhecimento e tem como objeto a formação de professores, tendo como foco específico as possibilidades de apropriações teóricas e alterações na prática docente por meio da participação de uma professora em programa de formação continuada, denominado Observatório da Educação. As análises dos relatos da professora indicam a contribuição do programa para a transformação do seu pensar e agir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira. A pesquisa sobre a atividade pedagógica: contribuições da teoria da atividade. Revista Brasileira de Educação, n. 29, p. 108-118, maio/ago. 2005. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n29/n29a09.pdf > Acesso em: 16 ago. 2017.

COLÉGIO ESTADUAL THIAGO TERRA (PR). Ensino Fundamental e Médio. Projeto político-pedagógico. Londrina, 2011. Disponível em: <http://www.ldathiagoterra.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/18/1380/3280/arquivos/File/ppp.pdf>. Acesso em: 5 maio 2017.

GATTI, Bernadete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf>. Acesso em: abr. 2017.

GATTI, Bernadete A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 33-46, dez.2013/fev. 2014. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76164>. Acesso em: 13 ago. 2017.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LAPO, Flavinês Rebolo; BUENO, Belmira Oliveira. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 65-88, mar. 2003. Disponível em: <http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Forma%C3%A7%C3%A3o%20Continuada/Artigos%20Diversos/PROFESSORES,%20DESENCANTO%20COM%20A%20PROFISS%C3%83O%20E%20ABANDONO%20DO%20MAGIST%C3%89RIO.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2017.

LEONTIEV, Alexis. O homem e a cultura. In: LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978. p. 261-284.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Abordagens qualitativas de pesquisa: a pesquisa etnográfica e o estudo de caso. In: LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. p. 11-24.

MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.

MARTINS, Lígia Márcia. A formação social da personalidade do professor: um enfoque vigotskiano. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2015.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 130, p. 99-134, jan./abr. 2007.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton (Org.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012.

SFORNI, Marta Sueli de Faria. Aprendizagem conceitual e organização do ensino: contribuições da teoria da atividade. Araraquara: JM Ed., 2004.

SPIRKIN, Aleksandr Georgievich; YAKHOT, O. Princípios do materialismo histórico. Lisboa: Editorial Estampa, 1975.

Publicado
2018-04-30
Como Citar
Xavier de Oliveira, A., Vidigal, L., & Eire de Mello, D. (2018). Articulação entre educação básica e superior: uma experiência sobre a transformação do pensar e agir docente. Boletim Técnico Do Senac, 44(1). https://doi.org/10.26849/bts.v44i1.661
Seção
Artigos