Em busca de uma didática para o saber técnico

Autores/as

  • Jarbas Novelino Barato

Palabras clave:

Educação profissional, Educação, Trabalho

Resumen

O artigo examina a insuficiência explicativa da fórmula teoria/prática no campo do aprender a trabalhar. Situações vivenciadas no Senac e a crítica antropológica ao etnocentrismo dos intelectuais ilustram essa ideia. Superar as limitações de uma epistemologia binária exige uma revisão dos modos de classificar saberes para fins educacionais. Nessa direção, a taxonomia de Merrill é reinterpretada com alguma liberdade. A proposta central do artigo é a de que a técnica é uma forma particular de saber, exigindo, por essa razão, tratamento didático específico. Deixar de reconhecer tal especificidade, nos termos da argumentação apresentada, é uma forma sutil de continuar a justificar a separação entre concepção e execução do trabalho.

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Publicado

2004-09-01

Cómo citar

Barato, J. N. (2004). Em busca de uma didática para o saber técnico. Boletín Técnico De Senac, 30(3), 47–55. Recuperado a partir de https://bts.senac.br/bts/article/view/502

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