A disciplina Língua Brasileira de Sinais nos currículos dos cursos de Pedagogia

Autores/as

  • Celia Regina Vitaliano
  • Maria Júlia Canazza Dall’Acqua
  • Sônia Maria Dechandt Brochado

Palabras clave:

Disciplina, Língua Brasileira de Sinais, Curso de Pedagogia

Resumen

Em 2002, publica-se a Lei nº 10.436 determinando a obrigatoriedade da disciplina Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todos os cursos de Licenciatura. Considerando essa medida, buscamos caracterizar como Instituições de Ensino Superior (IES) públicas dos Estados do Paraná e de São Paulo estão organizando a disciplina nos cursos de Pedagogia. As análises curriculares desenvolvidas evidenciaram que a maioria das IES públicas do Estado do Paraná prevê sua inclusão, enquanto no Estado de São Paulo a previsão é para 60%. A maioria das ementas abrange os temas inclusão dos alunos surdos, cultura surda e os aspectos linguísticos da Libras.

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Publicado

2013-08-19

Cómo citar

Vitaliano, C. R., Canazza Dall’Acqua, M. J., & Dechandt Brochado, S. M. (2013). A disciplina Língua Brasileira de Sinais nos currículos dos cursos de Pedagogia. Boletín Técnico De Senac, 39(2), 106–121. Recuperado a partir de https://bts.senac.br/bts/article/view/351

Número

Sección

Artigos