Trabalho docente na educação básica: a atual agenda do Banco Mundial

Autores/as

  • Maria Inês Bomfim

Palabras clave:

Trabalho Docente, Banco Mundial, Teoria do Capital Humano

Resumen

Neste artigo procurou-se apreender o sentido das formulações sobre o trabalho docente na escola básica pública produzidas, a partir de 2007, pelo Banco Mundial. As atuais formulações reiteram velhos postulados, particularmente os da Teoria do Capital Humano, uma das teses de desenvolvimento como estratégia de recomposição capitalista, com amplo uso político e ideológico na definição de políticas educacionais. Essas produções acrescentam, entretanto, novas tentativas de ampliar a expropriação do trabalhador docente sob dupla argumentação: os professores, no Brasil, perdem muito tempo com atividades improdutivas na sala de aula, e esse tempo perdido faz falta aos alunos pobres.

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Publicado

2012-04-19

Cómo citar

Bomfim, M. I. (2012). Trabalho docente na educação básica: a atual agenda do Banco Mundial. Boletín Técnico De Senac, 38(1), 17–23. Recuperado a partir de https://bts.senac.br/bts/article/view/172

Número

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