Gestão ambiental: perfil profissional e formação em cursos superiores de Tecnologia e de Bacharelado

Autores/as

  • Cladecir Alberto Schenkel
  • Ana Maria de Oliveira Cunha

Palabras clave:

Formação profissional, Perfil profissional, Currículo, Complexidade

Resumen

O objetivo do estudo foi investigar a formação superior do gestor ambiental em função do seu perfil profissional, por meio da análise dos currículos de dois cursos de Bacharelado – na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) e na Universidade Federal do Paraná Litoral (UFPR Litoral); e de dois cursos de Tecnologia – no Centro Federal de Educação Tecnológica Suckow da Fonseca, no Rio de Janeiro (Cefet/RJ) e no Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Uberaba, em Minas Gerais (IFTM Uberaba/MG). A orientação teóricometodológica pautou-se pelo paradigma da complexidade, em uma abordagem qualitativa que utilizou pesquisas bibliográficas, documentais e de campo. Para esta última, foram entrevistados coordenadores, professores, alunos e egressos. Os resultados confirmaram a hipótese inicial de que os currículos disciplinares tradicionais apresentam limitações para a formação do gestor ambiental em relação aos currículos modulares e interdisciplinares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2014-04-19

Cómo citar

Schenkel, C. A., & de Oliveira Cunha, A. M. (2014). Gestão ambiental: perfil profissional e formação em cursos superiores de Tecnologia e de Bacharelado. Boletín Técnico De Senac, 40(1), 66–89. Recuperado a partir de https://bts.senac.br/bts/article/view/114

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

> >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.