Por correspondencia y por internet: historia de la formación profesional a distancia en Brasil

Autores/as

  • Fernando Roberto Amorim Souza
  • Carmen Mazepa Ballão
  • Eduardo Fofonca
  • Irineu Mario Colombo

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v44i2.698

Palabras clave:

Educación a distancia, Formación Profesional, Historia de la Educación Brasileña

Resumen

El objetivo es destacar aspectos históricos de la formación profesional brasileña en la modalidad de Educación a Distancia y delinear el reciente surgimiento de la Red e-Tec Brasil y su institucionalización como política educativa. Se analiza el desarrollo de la modalidad a distancia con experiencia en otros países y el desarrollo de la formación profesional presencial nacional. La investigación revela que la historia de la formación profesional está vinculada a la modalidad a distancia y es una práctica educativa que se encuentra en expansión en Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

Citas

ALVES. J. R. M. A Educação a distância no Brasil: síntese histórica e perspectivas. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação, 1994.

BATISTA, U. A. D.; LIMA, M. F. Considerações sobre a trajetória histórica da formação profissional no Brasil de 1940 a 1990. Emancipação, Ponta Grossa, v. 11, n. 1, 2011.

BIELINSKI, A. C. O Liceu de Artes e Ofícios: sua história de 1856 a 1906. 19&20, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, jan. 2009. Disponível em: <http://www.dezenovevinte.net/ensino_artistico/liceu_alba.htm >. Acesso em: 12 dez. 2016.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição dos Estados Unidos do Brasil de 10 de novembro de 1937. Rio de Janeiro: Impr. Nacional, 1937.

BRASIL. Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, 20 dez. 2005.

BRASIL. Decreto n. 6.301, de 12 de dezembro de 2007. Institui o Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil – eTec Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, 13 dez. 2007.

BRASIL. Decreto-lei n. 4.073, de 30 de janeiro de 1942. Coleção das Leis do Brasil, Rio de Janeiro, 31 dez. 1942.

BRASIL. Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 27 dez. 1961.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de setembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1966.

BRASIL. Ministério da Educação. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. [Brasília, DF], 2015a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Pronatec. Brasília, DF, [2015b]. Disponível em: <http://pronatec.mec.gov.br/institucional-90037/o-que-e-o-pronatec>. Acesso em: 12 dez. 2015.

COLOMBO, I. M. Brasil profissionalizado: um programa que sistematiza na prática a educação profissional e tecnológica. [Brasília, DF: Ministério da Educação], 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/artigos_brasil_profissionalizado.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2017.

FARIA, A. A. O Instituto Universal Brasileiro e a gênese da educação a distância no Brasil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2010.

FIALA. D. A. de S. et al. Educação a distância na educação profissional e tecnológica: histórico e perspectivas. São Paulo: Centro Paula Souza, 2010. Disponível em: . Acesso em: 4 nov. 2016.

GARCIA, S. R. de O. O fio da história: a gênese da formação profissional no Brasil. [S.l.: s.n., 2000]. Disponível em: . Acesso em: 12 dez. 2017.

GIUSTA, A.; FRANCO, I. (Org.). Educação a distância: uma articulação entre a teoria e a prática. Belo Horizonte: Lucinas, 2003.

GONÇALVES, L. C. Imagens e memórias da Escola de Aprendizes Artífices de Campos. [S.l.]: UFF; Campos: Cefet, 2005. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt02/p024.pdf>. Acesso em: 7 out. 2016.

PACHECO, E. Perspectiva da educação profissional técnica de nível médio: proposta de diretrizes curriculares. São Paulo: Moderna, 2012.

SAVIANI, D. A nova lei de educação: trajetórias, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 1997.

TAVARES, M. G. Evolução da rede federal de educação profissional e tecnológica: as etapas históricas da educação profissional no Brasil. Caxias do Sul, 2012. Trabalho apresentado no 9. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.

ZAMLUTTI, M. E. M. Uma análise do surgimento da educação a distância no contexto sócio-político brasileiro do final da década de 30 e início da década de 40. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

Publicado

2018-08-31

Cómo citar

Amorim Souza, F. R., Mazepa Ballão, C., Fofonca, E., & Colombo, I. M. (2018). Por correspondencia y por internet: historia de la formación profesional a distancia en Brasil. Boletín Técnico De Senac, 44(2). https://doi.org/10.26849/bts.v44i2.698

Número

Sección

Artículos

Similar Articles

<< < 

You may also start an advanced similarity search for this article.