Sistemas internacionais de aprendizagem profissional: uma análise comparativa em alguns países desenvolvidos e emergentes

Autores/as

  • José Rodrigo Paprotzki Veloso
  • Marta M. Assumpção Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v42i1.18

Palabras clave:

Sistemas de Aprendizagem, Educação para o Trabalho, Política Comparada, Mercado de Trabalho

Resumen

Este trabalho examina as políticas públicas que articulam educa- ção e trabalho para a juventude, de uma perspectiva comparada, contrapondo as trajetórias de países desenvolvidos e em desenvolvimento. Mais especificamente, focaliza a política de formação de aprendizes (Aprendizagem) nos casos de Alemanha, Inglaterra, França, Estados Unidos, Brasil, África do Sul e Índia. O objetivo é revelar que há algo que antecede os formatos atuais que, ao formar imagens políticas específicas, ilumina os cenários dos sistemas de Aprendizagem dos países analisados. Lança mão do enfoque da trajetória histórica (path dependence) para analisar as particularidades de cada caso.

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Publicado

2016-04-30

Cómo citar

Paprotzki Veloso, J. R., & M. Assumpção Rodrigues, M. (2016). Sistemas internacionais de aprendizagem profissional: uma análise comparativa em alguns países desenvolvidos e emergentes. Boletín Técnico De Senac, 42(1), 6–29. https://doi.org/10.26849/bts.v42i1.18

Número

Sección

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