Os livros de " introdução à enfermagem" sob o enfoque da educação crítica e emancipadora

Authors

  • Paulo Bruno

Keywords:

Educação, Trabalho, Educação Profissional

Abstract

Analisa os livros didáticos que atendem à disciplina "Introdução à Enfermagem" nos cursos de nível médio, considerando a importância de uma formação crítico-emancipadora como meio de viabilizar a cidadania. Foram escolhidas as obras mais utilizadas no município do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, e sobre elas realizado um estudo explanatório e descritivo, considerando as vertentes técnico-pedagógicas. Sobre essas obras foram considerados pontos como a prestação de cuidados, o desenvolvimento de uma educação construída para o exercício da cidadania e a participação do profissional como ser humano integral. Aponta a importância de reconstruir o modo de dizer, provocando novos modos de ler e respeitando os vários modos de fazer enfermagem, assim como o despertar de uma práxis criativa, histórica e geograficamente localizada, promotora de valores humanitários e de cidadania.

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Published

2001-04-02

How to Cite

Bruno, P. (2001). Os livros de " introdução à enfermagem" sob o enfoque da educação crítica e emancipadora. Senac Journal of Education and Work, 27(1), 38–49. Retrieved from https://bts.senac.br/bts/article/view/561

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