A Contribuição da Prática Reflexiva para uma Docência com Profissionalidade

Authors

  • Ana Maria Rocha Oliveira

Keywords:

Prática Reflexiva, Docência, Profissionalidade

Abstract

Falar de profissionalidade docente significa não só descrever o desempenho do trabalho de ensinar, mas também expressar valores e pretensões que se deseja alcançar e desenvolver nessa profissão. É importante formar um bom profissional técnico, mas antes é essencial formar pessoas capazes de fazer mudanças, assumindo conscientemente o papel de educadores. Para compreendermos melhor o processo de profissionalidade docente, o referencial teórico discorre sobre o movimento da prática docente desde o modelo da racionalidade técnica ao modelo da prática reflexiva. Os resultados da investigação indicam um perfil profissional em construção para dar conta das exigências requeridas ao professor reflexivo além da necessidade de formar profissionais conscientes, éticos e críticos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2007-04-19

How to Cite

Rocha Oliveira, A. M. (2007). A Contribuição da Prática Reflexiva para uma Docência com Profissionalidade. Senac Journal of Education and Work, 33(1), 42–61. Retrieved from https://bts.senac.br/bts/article/view/305

Similar Articles

> >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.