Aprender para trabalhar, trabalhar para aprender – o dilema da educação profissional

Autores

  • João Batista de Castro IFSC
  • Paulo Wollinger

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v49i.927

Resumo

O presente artigo aborda a questão da formação profissional que ocorre tanto na escola, como nos próprios ambientes de trabalho e a necessidade articulação entre estas duas instâncias formativas. Aprender para trabalhar e trabalhar para aprender, são realidades formativas que se complementam e necessitam de uma abordagem adequada, de modo a permitir que contextos formativos importantes, que ocorrem nos ambientes de trabalho, sejam agregados na educação profissional. Para isto é necessário dispor de estruturas que se comuniquem com o meio laboral a fim de estudar suas possibilidades e demandas.

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Biografia do Autor

João Batista de Castro, IFSC

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Ciências Sociais pela UFSC e Antropologia pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). 

Paulo Wollinger

Doutor em Educação pela UNB, professor do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC-Cerfead), atuando na formação de professores para a educação profissional. Graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC. Atuou como coordenador-geral de Regulação da Educação Tecnológica (SETEC-MEC), diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SESU-MEC). Foi diretor de ensino e pró-reitor de ensino substituto do Instituto Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2023-09-12

Como Citar

Batista de Castro, J., & Wollinger, P. R. . (2023). Aprender para trabalhar, trabalhar para aprender – o dilema da educação profissional. Boletim Técnico Do Senac, 49. https://doi.org/10.26849/bts.v49i.927

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