Aprender para trabalhar, trabalhar para aprender – o dilema da educação profissional

Autores

  • João Batista de Castro IFSC
  • Paulo Roberto Wollinger

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v49i.927

Resumo

O presente artigo aborda a questão da formação profissional que ocorre tanto na escola, como nos próprios ambientes de trabalho e a necessidade articulação entre estas duas instâncias formativas. Aprender para trabalhar e trabalhar para aprender, são realidades formativas que se complementam e necessitam de uma abordagem adequada, de modo a permitir que contextos formativos importantes, que ocorrem nos ambientes de trabalho, sejam agregados na educação profissional. Para isto é necessário dispor de estruturas que se comuniquem com o meio laboral a fim de estudar suas possibilidades e demandas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

João Batista de Castro, IFSC

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Ciências Sociais pela UFSC e Antropologia pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). 

Paulo Roberto Wollinger

Doutor em Educação pela UNB, professor do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC-Cerfead), atuando na formação de professores para a educação profissional. Graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC. Atuou como coordenador-geral de Regulação da Educação Tecnológica (SETEC-MEC), diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SESU-MEC). Foi diretor de ensino e pró-reitor de ensino substituto do Instituto Federal de Santa Catarina.

Referências

BACAL, Maria Elisa Almeida; MAGALHÃES, Andrea S.; FÉRES-CARNEIRO, Terezinha. Transmissão geracional da profissão na família: repetição e diferenciação. Psico, Porto Alegre, v. 45, n. 4, p. 454-462, 23 dez. 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/15344/12472. Acesso em: 12 jun. 2022.

BARATO, Jarbas Novelino. Conhecimento, trabalho e obra: uma proposta metodológica para a educação profissional. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, set./dez. 2008, v. 34, n. 3, p. 4-15. Disponível em: https://bts.senac.br/bts/article/ view/262. Acesso em: 10 nov. 2019.

BARATO, Jarbas Novelino. A técnica como saber: investigação sobre o conteúdo do conhecimento do fazer. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2003.282348. Acesso em 08 jun. 2020.

BARATO, Jarbas Novelino. Educação e saberes no trabalho. In: BARATO, Jarbas Novelino. [Blog] Boteco escola, [S. l.], 2013. Disponível em: https://jarbas.wordpress.com/2021/11/14/educacao-e-saberes-do-trabalho/. Acesso em: 15 nov.2021.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, Casa Civil, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 nov. 2019.

BRASIL. Portaria n. 24, de 19 de janeiro de 2021. Dispõe sobre o Sistema Nacional de Reconhecimento e Certificação de Saberes e Competências Profissionais - Re-Saber, no âmbito do Ministério da Educação. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 14, p. 96-97, 21 jan. 2021. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=21/01/2021&jornal=515&pagina=96&totalArquivos=141. Acesso em: 30 set. 2022.

BRASIL. Portaria Interministerial n. 1.082, de 20 de novembro de 2009. Dispõe sobre a criação da Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial Continuada (Rede CERTIFIC). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 223, 23 nov. 2009. Disponível em: http://www.adur-rj.org.br/4poli/gruposadur/gtpe/portaria_interministerial_1082_20_11_09.htm. Acesso em: 30 set. 2022.

COSTA, Edson de Andrade. Difusão tecnológica pelo CEFET/SC junto às empresas de reparação automotiva independentes da região da Grande Florianópolis. 2006. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2006. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/88432. Acesso em: 11 jul. 2021.

CUNHA, Luiz Antônio da. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. 2. ed. São Paulo: UNESP; Brasília, DF: FLACSO, 2005.

DIONÍSIO, Bibiana. Apesar do aumento de vagas, jovens têm dificuldades para o 1º emprego. G1, Curitiba, 11 mar. 2014. Disponível em: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2014/03/apesar-do-aumento-de-vagas-jovens-tem-dificuldades-para-o-1-emprego.html. Acesso em: 20 dez. 2021.

FERREIRA, Laura Senna. Trabalho, estigmas e trapaças: a profissão do mecânico automotivo. Revista Cronos, Natal, v. 15, n. 2, p. 155-171, 4 out. 2016. Disponível em: file:///C:/Users/luis.macena/Downloads/cronoseditores,+10_Trabalho,+estigmas+e+trapa%C3%A7as-+a+profiss%C3%A3o+do+mec%C3%A2nico+automotivo.pdf. Acesso em: 22 set. 21.

FUENTES, Leticia. Emprego: falta de experiência é barreira para 77% dos jovens. Revista Veja, [São Paulo], 16 jan. 2018. Disponível em: https://veja.abril.com.br/economia/emprego-falta-de-experiencia-e-barreira-para-77-dos-jovens/. Acesso em: 10 mar. 2020.

GERBELLI, Luiz Guilherme. Falta de mão de obra qualificada afeta metade das indústrias do país. G1, [S. l.], 11 fev. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2020/02/11/falta-de-mao-de-obra-qualificada-afeta-metade-das-industrias-do-pais.ghtml. Acesso em: 5 mai. 2020.

GODINHO, Ana Cláudia Ferreira; FISCHER, Maria Clara Bueno; FRANZOI, Naira Lisboa (org.). A dinâmica da produção e a circulação de saberes: entre o trabalho e a formação – produção e circulação de saberes. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 117-124, set./dez. 2013.

GONÇALVES, Michelle Ferreira; MONTE, Paulo Aguiar do. A importância da experiência profissional na admissão e na disparidade salarial: um estudo para o mercado de trabalho formal do nordeste. Revista Economia e Desenvolvimento, Recife, v. 10, n. 1, p. 131-168, 2011. Disponível em: https://www.periodicos.ufpb.br/index.php/economia/article/view/11539/6634. Acesso em: 12 maio 2020.

Instituto Scherer. Relatório Social 2020. Joaçaba: Instituto Scherer, 31 dez. 2020. Disponível: https://www.institutoscherer.org/. Acesso em: 29 nov. 2021.

JONNAERT, Philippe. Competências e socioconstrutivismo: um quadro teórico. Lisboa: Instituto Piaget, 2009.

LAZZARI, Daniele Delacanali; MARTINI, Jussara Gue; PRADO, Marta Lenise do; BACKES, Vânia Marli Schubert; RODRIGUES, Jeferson; TESTONI, Ana Karoliny. Entre os que pensam e os que fazem: prática e teoria na docência em enfermagem. Revista Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 28, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tce/v28/pt_1980-265X-tce-28-e20170459.pdf. Acesso em: 12 mai. 2020.

MAYEN, Patrick. A didática profissional: aprender em situação de trabalho, aprender das situações e aprender pelas situações de trabalho. In: ALVES, Wanderson Ferreira; MACHADO, Maria Margarida (org.). Trabalho & Saber: questões e proposições na interface entre formação e trabalho. Campinas: Mercado de Letras. 2016. p. 225-254.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; CRUZ NETO, Otávio; GOMEZ, Romeu (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 9-27.

NÚCLEO ESTADUAL DE AUTOMECÂNICAS (Santa Catarina). Home page. 2021. Disponível em: https://nea-sc.com.br/. Acesso em: 8 ago. 2021.

PAIVA, Vanilda. Desmistificação das profissões: quando as competências reais moldam as formas de inserção no mundo do trabalho. Contemporaneidade e Educação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 117-134, 1997.

PASTRÉ, Pierre. A análise do trabalho em didática profissional. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 98, n. 250, p. 624-637, set./dez. 2017. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3334. Acesso em: 14 jun. 2021.

PASTRÉ, Pierre; MAYEN, Patrick; VERGNAUD, Gérard. A didática profissional. In: GRUBER, Crislaine; ALLAIN, Olivier; WOLLINGER, Paulo (org.). Didática profissional: princípios e referências para a Educação Profissional. Florianópolis: Publicações do IFSC, 2019. p.11-87. Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/documents/30701/523474/Livro+Didatica+Profissional-VFINAL-ISBN-online.pdf/9367b0c5-009e-4552-9330-2503828e71ad. Acesso em: 14 fev. 2020.

RAMOS, Marise Nogueira. Pedagogia das competências. In: PEREIRA, Isabel Brasil; LIMA, Julio César França. Dicionário da educação profissional em saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009.

ROSE, Mike. O Saber no trabalho: valorização da inteligência do trabalhador. São Paulo: Editora SENAC, 2007.

SIGAUT, François. Observações sobre a técnica e a tecnologia. [S. l.: s. n.], 2009. Disponível em: https://moodle.ead.ifsc.edu.br/pluginfile.php/261063/mod_resource/content/3/Tecnhique%20tecnhologies%20%281%29.pdf. Acesso em: 06 maio 2020.

SIMONDON, Michel. Mentalidade técnica. Revista Filosofia e Educação, v. 6, n. 3, out. de 2014. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/1754/1809. Acesso em: 14 Set 2021.

SOUZA JÚNIOR, Justino. Trabalho e Educação: diálogos necessários. In: 37ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2015. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/trabalho-e-educacao-dialo gos-necessarios. Acesso em: 12 jan. 2022.

TRINQUET, Pierre. Trabalho e educação: o método ergológico. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, São Paulo, v. 10, n. 38e, p. 93-113, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639753. Acesso em: 16 jul. 2021.

TRINQUET, Pierre. Entrevista. Revista Extra Classe. Abril/2013. Disponível em: https://www.extraclasse.org.br/geral/2013/04/o-trabalho-pensado/. Acesso em: 20 mai. 2021.

Publicado

2023-09-12

Como Citar

Batista de Castro, J., & Wollinger, P. R. . (2023). Aprender para trabalhar, trabalhar para aprender – o dilema da educação profissional. Boletim Técnico Do Senac, 49. https://doi.org/10.26849/bts.v49i.927

Edição

Secção

Artigos