Cursos Superiores de Tecnologia: Um estudo do impacto provocado em seus estudantes

Autores

  • Sandra R. Uliano Smaniotto
  • Elizabeth Mercuri

Palavras-chave:

Educação Superior, Educação Profissional, Curso Profissionalizante, Aluno Adulto

Resumo

A expansão do ensino superior tem sido acompanhada pela diversificação de cursos e de características de seus estudantes. Este estudo teve por objetivo analisar as mudanças pelas quais passam estudantes adultos e trabalhadores de cursos superiores de tecnologia. Entrevistas semi-estruturadas foram realizadas com 11 estudantes concluintes, com idade superior a 30 anos, de uma instituição particular de São Paulo. A análise do conteúdo das respostas apontou ampla extensão na natureza das mudanças, sugerindo que a educação profissional, hoje, tem contribuído para uma formação que ultrapassa os aspectos exclusivos da preparação profissional, estendendo-se para os domínios acadêmico, pessoal e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-08-19

Como Citar

R. Uliano Smaniotto, S., & Mercuri, E. (2007). Cursos Superiores de Tecnologia: Um estudo do impacto provocado em seus estudantes. Boletim Técnico Do Senac, 33(2), 71–79. Recuperado de https://bts.senac.br/bts/article/view/300

Edição

Seção

Artigos