Avaliação educacional e coordenadores pedagógicos: compreensão, atuação e necessidades formativas

Autores

  • Paulo Garcia Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Luciana Vieira da Silva Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v50.986

Resumo

O objetivo da pesquisa foi compreender os conhecimentos, a atuação e as necessidades formativas de coordenadores pedagógicos (CP) no ensino fundamental em relação à avaliação. Utilizamos entrevistas inseridas na abordagem qualitativa de pesquisa. Os CP conheciam pouco sobre a avaliação da aprendizagem e sobre as avaliações externas em larga escala. Seus saberes eram mais associados ao senso comum do que atrelados às teorias e práticas. A atuação secundarizava as avaliações, seja no planejamento ou na formação. Pouco tempo era dedicado ao estudo e à formação de professores. Tal situação pode afetar as orientações dadas às professoras para a melhoria da aprendizagem e as práticas avaliativas podem ocorrer de forma apressada e sem reflexão.  

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Publicado

2024-10-30

Como Citar

Garcia, P., & Vieira da Silva, L. (2024). Avaliação educacional e coordenadores pedagógicos: compreensão, atuação e necessidades formativas. Boletim Técnico Do Senac, 50. https://doi.org/10.26849/bts.v50.986

Edição

Secção

Artigos