Currículo, Base Nacional Comum Curricular e projeto político pedagógico: reflexões e correlações
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v49i.938Resumo
Este ensaio pretende fomentar o debate sobre o tema “currículo, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e projeto político pedagógico (PPP)” no campo educacional e fornecer subsídios para o trabalho pedagógico de gestores e profissionais da educação. De modo específico, tem como objetivo suscitar uma discussão teórica e reflexiva sobre o currículo, a BNCC e o PPP, bem como abordar a construção coletiva do PPP e do currículo como elementos essenciais para superar as limitações da política curricular configurada na BNCC. A partir da conceituação de currículo e do debate acerca da BNCC e sua implicação no contexto escolar, abordam-se o PPP e a dualidade de suas possibilidades enquanto documento regulatório e emancipatório, e defendem-se a importância da dinâmica formativa do PPP e o seu papel na superação dos limites que a BNCC impõe às escolas. Ao reforçar a importância de entendimento do tema currículo e seus desdobramentos, do PPP como suporte da ação pedagógica e da análise crítica e interpretativa da BNCC, enfatiza-se o valor educativo do PPP como superação do ensino padronizado, apolítico, fragmentado e a-historicizado. Conclui-se que a correlação existente entre currículo, BNCC e PPP é condição necessária para que os profissionais de educação consigam mergulhar na ação educativa a ser constituída nas instituições formativas.
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