Currículo, Base Nacional Comum Curricular e projeto político pedagógico: reflexões e correlações

Autores

  • Maria Antonia Ramos de Azevedo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Rio Claro - SP
  • Lucimara Del Pozzo Basso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Pâmela Christina Gonçalves de Morais Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Campus de Rio Claro/SP https://orcid.org/

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v49i.938

Resumo

Este ensaio pretende fomentar o debate sobre o tema “currículo, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e projeto político pedagógico (PPP)” no campo educacional e fornecer subsídios para o trabalho pedagógico de gestores e profissionais da educação. De modo específico, tem como objetivo suscitar uma discussão teórica e reflexiva sobre o currículo, a BNCC e o PPP, bem como abordar a construção coletiva do PPP e do currículo como elementos essenciais para superar as limitações da política curricular configurada na BNCC. A partir da conceituação de currículo e do debate acerca da BNCC e sua implicação no contexto escolar, abordam-se o PPP e a dualidade de suas possibilidades enquanto documento regulatório e emancipatório, e defendem-se a importância da dinâmica formativa do PPP e o seu papel na superação dos limites que a BNCC impõe às escolas. Ao reforçar a importância de entendimento do tema currículo e seus desdobramentos, do PPP como suporte da ação pedagógica e da análise crítica e interpretativa da BNCC, enfatiza-se o valor educativo do PPP como superação do ensino padronizado, apolítico, fragmentado e a-historicizado. Conclui-se que a correlação existente entre currículo, BNCC e PPP é condição necessária para que os profissionais de educação consigam mergulhar na ação educativa a ser constituída nas instituições formativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Maria Antonia Ramos de Azevedo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Rio Claro - SP

Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Rio Claro - SP, Doutora em Educação. Líder do grupo de pesquisa “Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária” (GEPPU). 

Lucimara Del Pozzo Basso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Doutora em Educação pela Universidade Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Rio Claro - SP. Membro do grupo de pesquisa “Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária” (GEPPU).

Referências

AGUIAR, Márcia A. da S. Relato da resistência à instituição da BNCC pelo Conselho Nacional de Educação mediante pedido de vista e declarações de votos. In: AGUIAR, Marcia A. da S.; DOURADO, Luis Fernando (org.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018. p. 8-22. E-book. Disponível em: http://www.anpae.org.br/BibliotecaVirtual/4-Publicacoes/BNCC-VERSAO-FINAL.pdf. Acesso em: 20 jan. 2021.

ALVES, Nilda. Sobre a possibilidade e a necessidade curricular de uma base nacional comum. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 1.464-1.479, out./dez. 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/21664/15948. Acesso em: 23 set. 2020.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, Casa Civil, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 jan. 2020.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília, DF, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 23 set. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 16 jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.

BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Brasília, DF: Edições Câmara, 2015. (Legislação, 125). Disponível em: http://www.proec.ufpr.br/download/extensao/2016/creditacao/PNE%202014-2024.pdf. Acesso em: 22 nov. 2019.

BRASIL. Lei n. 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional... Brasília, DF, 2017. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 27 jun. 2023.

CÁSSIO, Fernando. Participação e participacionismo na construção da Base Nacional Comum Curricular. Nexo, São Paulo, 2 dez. 2017. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/ensaio/2017/Participa%C3%A7%C3%A3o-e-participacionismo-na-constru%C3%A7%C3%A3o-da-Base-Nacional-Comum-Curricular. Acesso em: 20 jan. 2021.

CÁSSIO, Fernando; CATELLI JÚNIOR, Roberto (org.). Educação é a base? 23 educadores discutem a BNCC. São Paulo: Ação Educativa, 2019.

CASTELLO, Luis A.; MÁRSICO, Claudia T. Oculto nas palavras: dicionário etimológico para ensinar e aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

CURY, Carlos Roberto Jamil; REIS, Magali; ZANARDI, Teodoro Adriano Costa. Base Nacional Comum Curricular: dilemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2018.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

LLAVADOR, Francisco Beltrán. Política, poder e controle do currículo. In: SACRISTÁN, José Gimeno (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 38-53.

LOPES, Alice Casimiro. Por que somos tão disciplinares? ETD – Educação Temática Digital, v. 9, p. 201-212, out. 2008. Número especial.

MOREIRA, Antonio Flavio; SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

NEIRA, Marcos Garcia; ALVIANO JÚNIOR, Wilson; ALMEIDA, Déberson Ferreira de. A primeira e segunda versões da Base Nacional Comum Curricular: construção, intenções e condicionantes. Revista EccoS, São Paulo, n. 41, p. 31-44, set./dez. 2016.

ROCHA, Nathália F. E.; PEREIRA, Maria Zuleide da C. A prosopopeia da Base Nacional Comum Curricular e a participação docente. Horizontes, Itatiba, SP, v. 36, n. 1, p.49-63, jan./abr. 2018.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SACRISTÁN, José Gimeno. Currículo e diversidade cultural. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; MOREIRA, Antônio Flávio (org.). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. p. 82-113.

SACRISTÁN, José Gimeno. O que significa o currículo? In: SACRISTÁN, José Gimeno (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013a. p. 16-37.

SACRISTÁN, José Gimeno (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013b.

SARAMAGO, José. As palavras de Saramago: catálogo de reflexões pessoais, literárias e políticas. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

SOARES, Enílvia Rocha Morato; FERNANDES, Rosana César de Arruda. Trabalho pedagógico colaborativo no ensino fundamental. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SILVA, Edileuza Fernandes da (org.). Ensino fundamental: da LDB à BNCC. Campinas: Papirus, 2018. p. 69-99.

VALLADARES, Marisa Terezinha Rosa; GIRARDI, Gisele; NOVAES, Inia Franco de; NUNES, Flaviana Gasparotti. Contexto da construção da primeira e segunda versões da Base Nacional Comum Curricular no componente curricular de geografia. Giramundo, Rio de Janeiro, v. 3, n. 6, p. 7-18, jul./dez. 2016.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Caderno Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, dez. 2003.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro; CARDOSO, Maria Helena F. (org.). Escola fundamental: currículo e ensino. Campinas, SP: Papirus, 1991. (Magistério, Formação e Trabalho Pedagógico).

VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SILVA, Edileuza Fernandes da. Ensino fundamental: gestão democrática, projeto político-pedagógico e currículo em busca da qualidade. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SILVA, Edileuza Fernandes da (org.). Ensino fundamental: da LDB à BNCC. Campinas: Papirus, 2018. p. 43-67.

Publicado

2023-10-17

Como Citar

Ramos de Azevedo, M. A., Del Pozzo Basso, L., & Gonçalves de Morais, P. C. (2023). Currículo, Base Nacional Comum Curricular e projeto político pedagógico: reflexões e correlações. Boletim Técnico Do Senac, 49. https://doi.org/10.26849/bts.v49i.938

Edição

Secção

Artigos