Formar e gerir competências: o caso de empresas multinacionais do sector metalomecânico em Portugal

Autores

  • Cristina Parente

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v34i1.278

Palavras-chave:

Competências, Saberes, Empresas, Organização do Trabalho, Modelos de Gestão

Resumo

A problemática da construção social das competências profissionais é o objecto central deste artigo. São discutidos os principais resultados de um projecto de investigação que incidiu sobre dois estudos de caso realizados em empresas multinacionais do sector metalomecânico localizadas em Portugal. As modalidades de gestão de competências são estudadas a partir da análise das lógicas de produção de saberes e de mobilização de competências, tendo em atenção o duplo ponto de vista dos dirigentes e dos assalariados. Termina-se a reflexão discutindo os principais determinantes empresariais da construção das competências profissionais.

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Publicado

2008-04-19

Como Citar

Parente, C. (2008). Formar e gerir competências: o caso de empresas multinacionais do sector metalomecânico em Portugal. Boletim Técnico Do Senac, 34(1), 12–29. https://doi.org/10.26849/bts.v34i1.278

Edição

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