A aprendizagem baseada nos desafios da educação profissional do País Basco

  • Eugenio Astigarraga
  • Agustin Agirre
Palavras-chave: Educação profissional, Inovação educacional, Formação de professores, Competências específicas e transversais, País Basco

Resumo

Após uma breve contextualização do País Basco, este artigo descreve o modelo de formação ETHAZI (Ciclo de Alto Desempenho em basco), que vem sendo desenvolvido na Tknika – Centro de Pesquisa e Inovação em Educação Profissional – para responder às novas demandas que surgem no local de trabalho a partir da globalização e do aumento exponencial da tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADEGI. Observatorio de empleo de Gipuzkoa, n. 10: evolución del nivel formativo de la población activa vasca e inserción laboral de jóvenes según nivel y tipo de formación. San Sebastián, 2016. Disponível em: <https://www.adegi.es/adegi/observatorio-empleo-gipuzkoa-n10-evolucion-nivel-formativo-poblacion-activavasca-insercion-laboral-jovenes-segun-nivel-tipo-formacion-201608/>. Acesso em: 18 out. 2018.

APPLE. Challenge based learning: a classroom guide. [S.l.], 2010. Disponível em <https://images.apple.com/education/docs/CBL_Classroom_Guide_Jan_2011.pdf>. Acesso em: 18 out. 2018.

ASTIGARRAGA, E.; AGIRRE, A.; CARRERA, X. Innovación y cambio en la formación profesional del País Vasco: el modelo ETHAZI. Revista Iberoamericana de Educación, v. 74, n. 1, p. 55-82, 2017. Disponível em: <https://rieoei.org/RIE/issue/view/50>. Acesso em: 18 out. 2018.

AUTOR, D. H.; DORN, D. The growth of low-skill service jobs and the polarization of the US Labor Market. American Economic Review, v. 103, n. 5, p. 1553-1597, 2013. Disponível em: <https://www.ddorn.net/papers/Autor-Dorn-LowSkillServices-

Polarization.pdf>. Acesso em: 18 out. 2018.

BANCO INTERAMERICANO DE DESARROLLO. Competencias del siglo XXI en Latinoamérica. Washington, DC, 2016. Disponível em:<http://www.iadb.org/es/temas/educacion/competencias-del-siglo-xxi-en-latinoamerica,3130.html>. Acesso em: 18 out. 2018.

BARKLEY, E. F.; CROSS, K. P.; MAJOR, C. H. Técnicas de aprendizaje colaborativo. Madrid: Morata, 2012.

BARRON, B.; DARLING-HAMMOND, L. Perspectives et défis des méthodes

d’apprentissage par investigation. Em: BARRON, B.; DARLING-HAMMOND, L. Comment apprend-on?: la recherche au service de la pratique, Paris: OCDE, 2010. cap. 9, p. 213-240.

CEDEFOP. Application of learning outcomes approaches across Europe: a

comparative study. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2016. Disponível em:<http://www.cedefop.europa.eu/files/3074_en.pdf>. Acesso em:

out. 2018.

CEDEFOP. Defining, writing and applying learning outcomes: a European

handbook. Luxembourg: Office for Official Publications of the European

Communities, 2017. Disponível em:<http://www.cedefop.europa.eu/files/4156_en.pdf>. Acesso em: 18 out. 2018.

CEDEFOP. Learning outcomes approaches in VET curricula: A comparative

analysis of nine European countries. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2010. Disponível em:<http://www.cedefop.europa.eu/files/5506_en.pdf>. Acesso em: 18 out. 2018.

CEDEFOP. Menos fuerza bruta y más cerebro para los trabajadores del futuro. Nota Informativa, Luxembourg, jun. 2018. Disponível em: <http://www.cedefop.europa.eu/files/9130_es.pdf>. Acesso em: 18 out. 2018.

CEDEFOP. The shift to learning outcomes: conceptual, political and practical developments in Europe. Luxembourg: Office for Official Publications of the European Communities, 2009. Disponível em:<http://www.cedefop.europa.eu/files/4079_en.pdf>. Acesso em: 18 out. 2018.

COMISIÓN EUROPEA. Comunicación de la Comisión al Parlamento Europeo, al Consejo, al Comité Económico y Social Europeo y al Comité de las Regiones: nuevas prioridades para la cooperación europea en educación y formación. Bruselas, 26 ago. 2015. Disponível em: <http://eur-lex.europa.eu/legal-content/ES/TXT/PDF/uri=CELEX:52015DC0408&rid=4>. Acesso em: 18 out. 2018.

COMISIÓN EUROPEA. Regional innovation scoreboard. Bruselas, 2016. Disponível em: <http://ec.europa.eu/growth/industry/innovation/facts-figures/regional_en>. Acesso em: 18 out. 2018.

Como Citar
Astigarraga, E., & Agirre, A. (1). A aprendizagem baseada nos desafios da educação profissional do País Basco. Boletim Técnico Do Senac, 44(3). https://doi.org/10.26849/bts.v44i3.725
Seção
Artigos