Relevância e percepção do conforto térmico no processo de aprendizagem em sala de aula

Autores

  • Viviane Gomes Marçal
  • Henor Artur de Souza
  • Fernanda Fonseca de Melo Coelho
  • Caio Cesar Sousa Marçal

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v44i2.693

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação, Conforto térmico, Edificação escolar

Resumo

Este estudo tem como objetivo demonstrar a relevância do conforto térmico e seu impacto sobre a aprendizagem segundo a percepção dos estudantes na sala de aula. Como método, realizou-se breve revisão bibliográfica sobre o conforto térmico em edificações escolares. Em seguida, aplicou-se questionário entre alunos de uma instituição de ensino superior de Belo Horizonte nas salas de aula em dias das quatro estações do ano. O desconforto térmico, para 70% dos estudantes, prejudicou a atividade de estudo e a atenção ao conteúdo das aulas, causando impaciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Ricardo M. S. F.; RAMOS, N. M. M.; FREITAS, V. P. de. Thermal comfort models and pupils’ perception in free-running school buildings of a mild climate country. Energy and Buildings, v. 111, p. 64-75, 2016.

AMBONI, J. D.; SILVEIRA, W. J. C. A interferência da administração universitária em projetos de empreendimentos universitários. In: FÓRUM MESTRES E CONSELHEIROS: MUNICIPALIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, 3., 2011, Belo Horizonte. 3º Fórum… Pelotas: Universidade Federal de Pelotas/Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, 2011.

AMERICAN SOCIETY OF HEATING, REFRIGERATIN AND AIR-CONDITIONING ENGINEERS. ANSI/ASHRAE 55: thermal environmental conditions for human occupancy. Atlanta, 2013.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15.220-3: desempenho térmico de edificações, parte 3: zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. Rio de Janeiro, 2005.

AZEVEDO, G. A. N. Arquitetura escolar e educação: um modelo conceitual de abordagem interacionista. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Pós-graduação em Engenharia-COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.

AZEVEDO, G. A. N. As escolas públicas do Rio de Janeiro: considerações sobre o conforto térmico das edificações. 1995. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1995.

AZEVEDO, G. A. N. Sobre o papel da arquitetura escolar no cotidiano da educação: análise das interações pessoa-ambiente para a transformação qualitativa do lugar pedagógico. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 14., 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: ANTAC, 2012. p. 3494-3504.

BARNARD, H. Practical illustrations of the principles of school architecture. Hartford: Press of Case, Tiffany and Company, 1851.

BARNARD, H. School architecture, or contributions to the improvement of school-houses in the United States. New York: Charles B. Norton, 1854.

BERNARDI, N.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Environmental comfort in school buildings: a case study of awareness and participation of users. Environment and Behavior, Tuscon, v. 38, n. 2, p. 155-172, 2006.

BERTOLOTTI, D. Iluminação natural em projetos de escolas: uma proposta de metodologia para melhorar a qualidade da iluminação e conservar energia. 2007. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) - Universidade de São Paulo, 2007.

BLUYSSEN, P. M. The role of flooring materials in health, comfort and performance of children in classrooms. Cogent Psychology, v. 3, n. 1, p. 1-8, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Custo Aluno Qualidade. Relatório final: GT CAQ: portaria 459, de 12 de maio de 2015. Brasília, DF, 2015. Disponível em:

<http://pne.mec.gov.br/images/pdf/publicacoes/RELATORIO_FINAL_GT_CAQ_out_15.pdf>. Acesso em: 4 set. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Fundo de fortalecimento da escola: espaços educativos: ensino fundamental: sudsídios para elaboração de projetos e adequação de edifício escolar. Brasília, DF: Fundescola, 2002. 2 v.

CONCEIÇÃO, E. Z. et al. Development of a temperature control model used in HVAC systems in school spaces in Mediterranean climate. Building and Environment, v. 44, p. 871-877, 2009.

CORGNATI, S. P.; ANSALDI, R.; FILIPPI, M. Thermal comfort in Italian classrooms under free running conditions during mid seasons: Assessment through objective and subjective approaches. Building and Environment, v. 44, p. 785-792, 2009.

FERREIRA, C. C. Análise de sensibilidade por meio de experimento fatorial de parâmetros de desempenho térmico de envoltórias de edificações residenciais: contribuição à revisão das normas brasileiras. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.

GRAÇA, V. A. Z.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; PETRECHE, J. R. D. An evaluation method for school building design at the preliminary phase with optimisation of aspects of environmental comfort for the school system of the State São Paulo in Brazil. Building and Environment, v. 42, n. 2, p. 984-999, 2007.

INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL. Manual para elaboração de projetos de edifícios escolares na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1996.

INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 7730: ergonomics of the thermal environment: analytical determination and interpretation of thermal comfort using calculation of the PMV and PPD indices and local thermal comfort criteria. Genebra, 2005.

KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; FUNARI, T. Arquitetura escolar e avaliação pós-ocupação. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8.; ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 4., 2005, Maceió. Anais... Maceió: ANTAC, 2005. p. 2255-2257.

KROEMER, E.; GRANDJEAN, E. Manual de ergonomia adaptando o trabalho ao homem. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

LAMBERTS, R. Conforto e stress térmico. Atualizações: Antonio Augusto Xavier, Solange Goulart, Renata De Vecchi. [Florianópolis]: Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Engenharia Civil, 2016. Disponível em: <http://www.labeee.ufsc.br/sites/default/files/disciplinas/Apostila%20Conforto%20T%C3%A9rmico_2016.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2017.

LAMPRECHT, B. M. Richard Neutra: complet works. New York: Taschen, 2000.

LEWINSKI, Peter. Effects of classrooms’ architecture on academic performance in view of telic versus paratelic motivation: a review. Frontiers in Psychology, Lausanne, v. 6, p. 746, 2015.

LOUREIRO, C.; AMORIM, L. Por uma arquitetura social: a influência de Richard Neutra em prédios escolares no Brasil. Arquitextos, São Paulo, v. 20, n. 20, p. 3, 2002.

NATIONAL INSTITUTE OF BUILDING SCIENCES. National Clearing House for Educational Facilities. Washington, DC, 2016. Disponível em: <http://www.ncef.org/>. Acesso em: 3 abr. 2016.

NEUTRA, R. Arquitetura social em países de clima quente. São Paulo: G. Todtmann, 1948.

SCHNEIDER, M. Do school facilities affect academic outcomes? Washington, DC: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2002. Disponível em: <http://www.ncef.org/pubs/outcomes.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2016.

STANSFELD, S. A.; MATHESON, M. P. Noise pollution: non-auditory effects on health. British Medical Bulletin, v. 68, n. 1, p. 243-257, 2003.

TORO, M. G. U. Avaliação acústica de salas de aula em escolas públicas na cidade de Belém-PA: uma proposição de projeto acústico. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2005.

TREBILCOCK, M. et al. The right to comfort: a field study on adaptive thermal comfort in free-running primary schools in Chile. Building and Environment, v. 114, p. 455-469, 2017.

VILCEKOVA, S. et al. Indoor environmental quality of classrooms and occupants' comfort in a special education school in Slovak Republic. Building and Environment, v. 120, p. 29-40, 2017.

WARGOCKI, P. et al. The effects of classroom air temperature and outdoor air supply rate on the performance of school work by children. Proceedings of Indoor Air I, v. 1, p. 368-372, 2005.

Downloads

Publicado

2018-08-16

Como Citar

Gomes Marçal, V., de Souza, H. A., Fonseca de Melo Coelho, F., & Sousa Marçal, C. C. (2018). Relevância e percepção do conforto térmico no processo de aprendizagem em sala de aula. Boletim Técnico Do Senac, 44(2). https://doi.org/10.26849/bts.v44i2.693

Edição

Seção

Ahead of Print

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.