Estratégias de mediação online na perspectiva discente: um estudo de caso com o uso do software Alceste

Autores

  • Eunice de Castro e Silva
  • Gilda Helena Bernardino de Campos

Palavras-chave:

Mediação pedagógica, Educação a Distância, Estratégias pedagógicas, Software Alceste

Resumo

Este artigo busca compreender a perspectiva dos alunos de um curso a distância sobre a mediação pedagógica. Como instrumento de coleta de dados, foi feito um recorte do questionário e selecionou-se uma questão aberta que foi trabalhada por meio da análise de conteúdo, utilizando-se o software Alceste. Na análise qualitativa, originaram-se quatro classes, sendo analisadas as classes 1 e 4 por serem as mais próximas semanticamente. Quanto à perspectiva sobre a mediação, o estudo mostrou que esta engloba a promoção de discussões, acompanhamento do desenvolvimento dos alunos, assistência aos alunos e momentos de interação mediador/aluno que foram identificados pelos estudantes como “tira-dúvidas”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-04-30

Como Citar

de Castro e Silva, E., & Bernardino de Campos, G. H. (2015). Estratégias de mediação online na perspectiva discente: um estudo de caso com o uso do software Alceste. Boletim Técnico Do Senac, 41(1), 6–23. Recuperado de https://bts.senac.br/bts/article/view/63

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.