Concepções de educadores de uma instituição de educação profissional técnica de nível médio sobre o conceito de violência

  • Fernanda Lúcia Maioli
  • Alex Sandro Gomes Pessoa
  • Jaqueline Knupp Medeiros
  • Débora Ananias Guimarães
  • Haryadny Kamylla Macedo Muniz
Palavras-chave: Concepções, Educadores, Educação Profissional de Nível Técnico e Profissionalizante, Violência

Resumo

Este artigo analisou as concepções de educadores de uma instituição de Educação Profissional de Nível Técnico e Profissionalizante acerca da violência. Trata-se de pesquisa quantitativa, de natureza exploratória- descritiva, desenvolvida como estudo de caso. Participaram 76 educadores dos sexos feminino e masculino, de uma instituição localizada em cidade de médio porte no estado de São Paulo. A pesquisa revelou que equívocos marcam a concepção sobre violência dos educadores, sustentada principalmente pela naturalização da violência cometida contra determinados grupos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAMOVAY, Miriam; RUA, Maria das Graças. Violências nas escolas. Brasília, DF: Unesco, 2002.

ADORNO, Sérgio. Crime e violência na sociedade brasileira contemporânea. Jornal PSI, São Paulo, n. 132, p. 7-8, abr./jun. 2002.

ALBUQUERQUE, Josefa Barros Cavalcanti et al. Violência doméstica: características sociodemográficas de mulheres cadastradas em uma Unidade de Saúde da Família. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 382-390, abr./jun. 2013.

ALBUQUERQUE, Paloma Pegolo; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque; D'AFFONSECA, Sabrina Mazo. Long term effects of bullying and posttraumatic stress disorder: a literature review. Psicologia: teoria e pesquisa, Brasília, DF, v. 29, n. 1, p. 91-98, jan./mar. 2013.

ASSIS, Luana Rambo; NASCIMENTO, Lizandra Andrade. Serviço social e violência: caminho na luta pela garantia de direitos humanos. Revista Gestão e Desenvolvimento em Contexto, Cruz Alta, v. 1, n. 1, p. 50-57, jan./dez. 2013.

BARUFALDI, Laura Augusta et al. Violência de gênero: comparação da mortalidade por agressão em mulheres com e sem notificação prévia de violência. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 9, p. 2929-2938, set. 2017.

BINSFELD, Adriana Raquel; LISBOA, Carolina Saraiva de . Bullying: um estudo sobre papéis sociais, ansiedade e depressão no contexto escolar do sul do Brasil. Interpersona, Vitória, v. 4, n. 1, p. 74-105, jan./jun. 2010.

BISCEGLI, Terezinha Soares et al. Violência doméstica contra crianças: nível de conhecimento dos pais de crianças em escolas pública e privada. Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, v. 26, n. 4, p. 365-371, out./nov. 2008.

BRASIL. Congresso. Câmara dos Deputados. LDB: lei de diretrizes e bases educação nacional.11. ed. Brasília, DF: Edições Câmara, 2015.

BRASIL. Ministério da Saúde. Impacto da violência na saúde das crianças e adolescentes: prevenção de violências e promoção da cultura de paz. Brasília, DF, 2009.

BRASIL. Projeto de Lei n. 7672/10. Altera a Lei 8.079, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o estatuto da criança e do adolescente. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2011.

CARDIA, Nancy. Pesquisa sobre atitudes, normas culturais e valores em relação a violência em 10 capitais brasileiras. Brasília, DF: Ministério da Justiça, Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, 1999.

CHAUÍ, Marilena. Ética, política e violência. In: CAMACHO, Thimoteo (Ed.). Ensaios sobre violência. Vitória: Edufes, 2003. p. 39-59.

COCCO, Marta et al. Violência contra crianças: dimensões apreendidas nas falas de professoras de educação infantil e a articulação com o setor saúde. Revista Mineira de Enfermagem, Belo Horizonte, v. 14, n. 4, p. 457-458, jan./mar. 2010.

CROCHIK, José Leon. Fatores psicológicos e sociais associados ao bullying. Revista Psicologia Política, São Paulo, v. 12, n. 24, p. 211-229, ago. 2012.

D’AFFONSECA, Sabrina Mazo; PRIOLO FILHO, Sidnei Rinaldo; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Intervenção psicoterapêutica com famílias em situação de violência: relato de atividade de extensão. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Chapecó, v. 7, n. 1, p. 43-49, jan./jun. 2016.

FALEIROS, Vicente de Paula. Redes de exploração e abuso sexual e redes de proteção. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS, 9, 1998, Goiânia, Anais. Goiânia: Conselho Federal de Serviço Social, 1998. v. 1, p. 267-271.

FALEIROS, Vicente de Paula; FALEIROS, Eva Silveira. Escola que protege: enfrentando a violência contra crianças e adolescentes. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2007.

FELTRIN, Lohana Pinheiro et al. Lei da palmada: reflexões e implicações psicojurídicas. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, Santa Maria, v.8, n. 1, p. 184-203, maio/ago. 2013.

GUIMARÃES, Maisa Campos; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Violência contra a mulher: problematizando definições teóricas, filosóficas e jurídicas. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 256-266, maio/ago. 2015.

HEREM, Claudenice Matos. Perfil e formação de do professor de educação profissional técnica. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2009.

HILDEBRAND, Natália Amaral et al. Violência doméstica e risco para problemas de saúde mental em crianças e adolescentes. Psicologia: reflexão e crítica, Porto Alegre, v. 28, n. 2, p. 213-221, jan./jun. 2015.

LAMAS, Karen Cristina Alves; FREITAS, Eduarda Rezende; BARBOSA, Altemir José Gonçalves. Bullying e relação professor-aluno: percepções de estudantes do ensino fundamental. Psico, Porto Alegre, v. 44, n. 2, p. 263-272, abr./jun. 2013.

MACHADO, Juliana Costa et al. Violência intrafamiliar e as estratégias de atuação da equipe de Saúde da Família.Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 23, n. 3, p. 828-840, jul./set. 2014.

MARANHÃO, Joyce Hilário et al. Violência, risco e proteção em estudantes de escola pública. Fractal: revista de psicologia, Niterói, v. 26, n. 2, p. 429-444, maio/ago. 2014.

MARTÍN-BARÓ, Ignacio. La familia, puerto y carcel para la mujer salvadoreña. Revista de Psicología de El Salvador, San Salvador, v. 9, n. 37, p. 265-277, 1990.

MARTÍN-BARÓ, Ignacio. Poder, ideologia y violência. Madrid: Trotta, 2003.

MEDEIROS, Tâmara Duarte; RODRIGUES, Hermano de França. Discursos sexistas na escola: feminismo e estudos de gênero. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), 3, 2016. Natal. Anais eletrônicos. Natal: Realize, 2016.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Conceitos, teorias e tipologias de violência: a violência faz mal à saúde. In: NJAINE, Kathie; ASSIS, Simone Gonçalvez; CONSTANTINO, Patrícia (Org.). Impactos da violência na saúde. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2009. p. 21-42.

MOREIRA, Ana Paula Gomes; GUZZO, Raquel Souza Lobo. Violence and prevention in school: the possibilities of liberation psychology. Psicologia e Sociedade, Belo Horizonte, v. 29, n. 1, mar. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/psoc/v29/1807-0310-psoc-29-e141683.pdf>. Acesso em: jul. 2018.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

MOURA, Leides Barroso Azevedo; OLIVEIRA, Cesar; VASCONCELOS, Ana Maria Nogales. Violências e juventude em um território da área metropolitana de Brasília, Brasil: uma abordagem socioespacial. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 11, p. 3395-3405, nov. 2015.

NORONHA, Luciana Machado. Educação integral e concepções de violência na visão de monitores do Programa Mais Educação. 2013.Monografia (Especialização em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

PATIAS, Naiana Dapieve; SIQUEIRA, Aline Cardoso; DIAS, Ana Cristina Garcia. Práticas educativas e intervenção com pais: a educação como proteção ao desenvolvimento dos filhos. Mudanças: psicologia da saúde, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 29-40, jan./jun. 2013.

PEREIRA, Henrique Manuel; VIEIRA, Maria Cristina Vieira. Entrevista: pela educação, com António Nóvoa. Saber (e) Educar, Porto, v. 11, p. 111–126, jan./dez. 2016.

PEREIRA, Paula Celso; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti Albuquerque. A concepção de educadores sobre violência doméstica e desempenho escolar. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), São Paulo, v. 12, n. 1, p. 139-152, jan./jun. 2008.

RAMOS, Maria Eduarda; OLTRAMARI, Leandro Castro. Atividade reflexiva com mulheres que sofreram violência doméstica. Psicologia: ciência e profissão, Brasília, DF, v. 30, n. 2, p. 418-427, abr./jun. 2010.

RATES, Susana Maria Moreira et al. Violência infantil: uma análise das notificações compulsórias, Brasil 2011.Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 655-665, mar. 2015.

RAUBER, Clair. Bullying: a violência no cotidiano da escola. Revista Eventos Pedagógicos, v. 7, n. 2, p. 316-329, jun./jul. 2016.

RUSSO, Gláucio et al. Quando a realidade cala: violência psicológica intrafamiliar contra crianças e adolescentes em Mossoró-RN. Temporalis, Brasília, DF, v. 14, n. 27, p. 159-180, jan./jun. 2014.

SANTOS, Adriana Ribeiro dos; MARIN, Angela Helena; CASTOLDI, Luciana. Percepção de mães e adolescentes sobre a violência intrafamiliar por meio da construção do genograma. Contextos Clínicos, São Leopoldo, v. 6, n. 2, p. 174-184, jul./dez. 2013.

SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; RODRIGUES, Paula Janaina Meneses. O diálogo como possibilidade de mediação da violência na escola. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 8, n. 1, p. 273-294, jan./jun. 2013.

SANTOS, José Vicente Tavares; TEIXEIRA, Alex Niche; RUSSO, Maurício. Violência e cidadania: práticas sociológicas e compromissos sociais. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2011.

SANTOS, Jurandir. Educação: desafios da atualidade. São Carlos: Compacta Ed., 2012.

SANTOS, Rita de Cássia Ferreira.Violência sexual e a formação de educadores: uma proposta de intervenção. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, Presidente Prudente, 2011.

SERAPIONI, Mauro. Métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa social em saúde: algumas estratégias para integração. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 197-192, jan./jun. 2000.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Anne Caroline Luz Grüdter; COELHO, Elza Berger Salema; NJAINE, Kathie. Violência conjugal: as controvérsias no relato dos parceiros íntimos em inquéritos policiais. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 4, p. 1255-1262, abr. 2014.

SILVA, Maví Consuelo; MENDES, Olenir Mender. As marcas do machismo no cotidiano escolar. Caderno Espaço Feminino, Uberlândia, v. 28, n. 1, p. 90-99, jan./jun. 2015.

SILVA, Patrick Leonardo Nogueira et al. Práticas educativas sobre violência contra a mulher na formação de universitários. Revista Bioética, Brasília, DF, v. 24, n. 2, p. 276-285, maio/ago. 2016.

SOARES, Michelle Beltrão; MACHADO, Laêda Bezerra. Violência contra o professor nas representações sociais de docentes. Perspectiva, Florianópolis, v. 32, n. 1, 333-354, jan./abr. 2014.

TIMM, Flávia Bascuñán; PEREIRA, Ondina Pena; GONTIJO, Daniela Cabral. Psicologia, violência contra mulheres e feminismo: em defesa de uma clínica política. Revista Psicologia Política, São Paulo, v. 11, n. 22, p. 247-259, dez. 2011.

VIAMONTE, Perola Fatima Simpson. Ensino profissionalizante e ensino médio: novas análises a partir da LDB 9394/96. Educação em Perspectiva, Viçosa, v.2, n.1, p. 28-57, jan./jun. 2011.

WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque; MALDONADO, Daniela Patrícia Ado; COSTA, Ricardo. Uma vida livre de violência. São Carlos: Padovani, 2008.

WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque; STELKO-PEREIRA, Ana Carina. (Org.). Violência nota zero: como aprimorar as relações na escola. São Carlos: EdUFSCar, 2013.

YIN, Robert K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Publicado
2018-08-03
Como Citar
Maioli, F. L., Gomes Pessoa, A. S., Knupp Medeiros, J., Ananias Guimarães, D., & Macedo Muniz, H. K. (2018). Concepções de educadores de uma instituição de educação profissional técnica de nível médio sobre o conceito de violência. Boletim Técnico Do Senac, 44(2). https://doi.org/10.26849/bts.v44i2.686
Seção
Ahead of Print