Sobre a relação histórica entre escola e sistema produtivo: desafios qualificacionais

Autores/as

  • Lucídio Bianchetti
  • Isilda Campaner Palangana

Palabras clave:

Educação, Trabalho, Educação Profissional

Resumen

As radicais transformações que estão perpassando o mundo do trabalho colocam em xeque concepções e práticas tradicionais de empresários, educadores, empregados e estudantes. Já vai distante a época em que havia um tempo para estudar, para se preparar e outro para colocar em prática saberes quase inalterados, apreendidos em outro espaço-tempo. Formação permanente é o reclamo dos dias de hoje, tanto para quem está no chamado mercado de trabalho, quanto para aqueles que pretendem ser por eles absorvidos e outros que almejam nele manter-se. As empresas estão sendo desafiadas a se transformarem em organizações qualificantes; as escolas e universidades a saírem dos seus muros e criarem interfaces com o mundo do trabalho. O resgate histórico desse processo de distanciamento-aproximação entre empresas e instituições educacionais e a discussão de desafios que envolvem esse relacionamento nos dias de hoje é o que nos propomos neste trabalho.

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Publicado

2000-08-30

Cómo citar

Bianchetti, L., & Campaner Palangana, I. (2000). Sobre a relação histórica entre escola e sistema produtivo: desafios qualificacionais. Boletín Técnico De Senac, 26(2), 40–51. Recuperado a partir de https://bts.senac.br/bts/article/view/587

Número

Sección

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