Certificação e normalização de competências: origens, conceitos e práticas

Autores/as

  • Raimundo Vossio Brígido

Palabras clave:

Educação, Trabalho, Educação Profissional

Resumen

Apresentamos uma visão geral da questão atual da certificação e normalização de competências, indo às várias vertentes que lhe deram origem e analisando as diversas propostas conceituais que influenciaram a análise do trabalho desde os inícios da revolução industrial até a última virada do modelo toyotista de produção. A mudança do conceito de qualificação para o conceito de competência. A passagem da noção de comportamento para a noção de cognição. As conseqüências da interligação mundial da economia, da formação das comunidades econômicas internacionais e a recente mobilização dos governos, instituições de formação e empresas para o estabelecimento de sistemas de normalização e certificação de competências profissionais são igualmente enfocados. Por fim, verificamos o caso brasileiro como reflexo das reformas que vêm ocorrendo em outros países e que nem sempre corresponde a uma necessidade real.

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Publicado

2001-04-02

Cómo citar

Vossio Brígido, R. (2001). Certificação e normalização de competências: origens, conceitos e práticas. Boletín Técnico De Senac, 27(1), 2–15. Recuperado a partir de https://bts.senac.br/bts/article/view/558

Número

Sección

Artigos

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